quinta-feira, 7 de maio de 2009

Provérbios Populares Portugueses

Meus caros,
Se há coisa que eu admiro é a sabedoria e a actualidade da grande maioria dos provérbios populares portugues, máximas criadas pelo povo anónimo, para o povo. Pedaços de saber que provêm da experiência, de vidas vividas. De vidas de facto, feitas de terra, mar, vento, lágrimas e suor. Verdadeiros tesouros transmitidos de geração em geração. É a Voz do Zé Povinho, e que voz. E, já agora, como tenho a ideia que a maioria dos meus queridos leitores são românticos e são Pais, aqui vão alguns provérbios associados a esses dois temas:
- Amor com amor se paga.
- Amor de pais não há jamais.
- Amores arrufados, amores dobrados.
- Mais se tira com amor do que com dor.
-Quem tem amores, tem dores.
- Casa de pais, escola de filhos.
- Espera de teus filhos o que a teus pais fizeres.
- Filho que pais amargura, jamais conte com ventura.
-Pais impertinentes fazem filhos desobedientes.
Vale a pena beber desta sabedoria. Não está em livros, está na vida, no povo que é nosso, que somos nós.

P.S. - Não podia deixar de referenciar este provébio chinés: "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar."

3 comentários:

  1. E eu que adoro provérbios, não me lembro de nem um sobre amor ou Pais ou filhos para escrever... E mais, digo-te que escolheste muitos que eu não conhecia! Tens tazão, são muito actuais!
    Lembrei-me de um que espero que condiga contigo (sou uma das românticas que acredita que o amor vence tudo): Quem espera, sempre alcança! :)

    ResponderEliminar