terça-feira, 26 de maio de 2009

Dia europeu dos vizinhos


Pois é assim. Hoje é o dia europeu dos vizinhos. Já cá faltava, de facto. Como é que ninguém ainda não se tinha lembrado disso ? Ainda por cima nos dias que correm em que a relação entre vizinhos é cada vez mais próxima e estreita. Só dava mesmo para comemorar. Francamente. Dá-lhes para cada uma. Dia da mãe, do pai, dos avós, da criança, ainda estou como o outro, agora dia dos vizinhos ? E ainda por cima, europeu, para lhe dar uma dimensão ainda maior, mais marcante. Esta gente não tem mais nada em que pensar. Nem eles, nem eu, senão não estava a escrever este post. De todo o modo, vou aderir e falar de vizinhança. A meu ver, vizinhos urbanos que se prezem limitam-se a desejar bom dia, boa tarde, boa noite e pouco mais. Pronto, vá lá, seguram a porta do elevador. Quanto ao mais, enfiam-se nas suas casas, metem-se na sua vida e só comunicam entre si quando deflagra um fogo ou algo similar. Ponto. Depois há os vizinhos que, lá do fundo dos seus pulmões, gritam "oh, viziiiiiiiiiiinha, dê-me um bocadinho de sal". Esta última espécie encontra-se sobretudo nos bairros mais antigos e mais típicos das nossas cidades, onde muitos se conhecem desde pequenos. São uma espécie de uma grande família numerosa. Os da primeira espécie, claramente em maioria, habitam apartamentos das grandes e médias cidades. Seja como for não deixam de ser vizinhos. No que ao meu reduzido historial de vizinhança respeita, os últimos vizinhos decentes de que me recordo tinha eu uns catorze. Eram uns bons vizinhos, tal como as suas filhas. Curiosamente, namorisquei com as duas. Desde então, só tive vizinhos envergonhados, tímidos, urbanos, do bom dia e pouco mais. Viva então o dia europeu dos vizinhos e não se esqueçam de levar uma caixinha de chocolate e uma garrafa de champagne para os vossos vizinhos.

1 comentário:

  1. Eu levava era uma panela para dar na cabeça do meu vizinho por ele me fazer ouvir o Tony Carreira todos os dias depois de um dia de trabalho! grrrrrrr!!!

    ResponderEliminar