quarta-feira, 20 de maio de 2009

Perdoar


Perdoar não é fácil, não está ao alcance de todos, não é uma especiaria que se compre no mercado mais próximo, não é descartável. Não é mesmo. Não se perdoa por perdoar, não se perdoa a toda a gente. O verdadeiro perdão vem de dentro, brota de nós, é mais forte que tudo. É como um vómito que não controlamos, que se solta, que vem cá para fora, que nos ultrapassa. E perdoar é bom, dá-nos paz, tranquilidade. Tenho para mim que o perdão só é possível quando se gosta, quando se nutre carinho pelo infractor. Não se pode perdoar quem nos é indiferente, quem nada nos diz. Pode até dizer-se que se perdoa, que não foi nada, que já passou, mas o verdadeiro perdão é diferente, é mais. Perdoar é outra coisa. É não guardar rancor nem ressentimentos, é continuar a gostar, é um não deixar marcas. É apagar da memória. É voltar às origens e continuar a caminhar com a mesma paz de espírito, de mãos dadas. Por muito longe que se esteja. Sabe bem perdoar e ser perdoado, ainda que não dê em nada, ainda que não mude nada. Sabe mesmo bem.

3 comentários:

  1. Gostei deste post.
    Não há melhor sabor do que o perdão. É um peso que sai das costas de quem perdoa e de quem é perdoado.
    Ália

    ResponderEliminar
  2. Eu já fui capaz de perdoar, numa história parecida com a tua. Pode ser que também ela o possa fazer. Não ficamos completos sem a nossa cara-metade, e parece-me que vocês são a cara-metade um do outro.
    Beijinhos.
    Vai à luta e não desistas!

    ResponderEliminar
  3. o perdão conquista se...
    Não com palavras, não com atitudes momentaneas... fora da nossa personalidade que, achamos que irá mudar a nossa imagem.
    Essas são atiudes ilusórias aos olhos de quem tem o poder de perdoar...
    Não sofre só quem peca...
    Pior fica quem, por rasteiras da vida é apanhada no meio de verdadeiras avalanches que nos tiram tudo... o nosso sonho, a nossa paz,o nosso amor próprio, a confiança no AMOR.
    Que pensavamos nós tão segura.
    Os erros que cometemos na vida, servem de liçoes...
    O que não está ao alcance de todos é conseguir entende los, assumi los, e repara los.

    ResponderEliminar