quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bilhar


A vida podia ser um jogo de bilhar. E no bilhar nem todas as bolas são brancas, nem todas as bolas são iguais, varia o seu número, a sua cor, o local onde se imobilizam. Que monotonia seria se todas as bolas fossem brancas. Existirão sempre cores, imensas cores, bolas e bolas, que rolam de um lado para o outro, que mudam de sítio, que caem no buraco e que se levantam, que se unem, que se empurram umas às outras. Umas rebeldes e outras mais certinhas. Algumas rolam para fora da mesa e fazem imenso barulho ao cair, outras não, simplesmente não arriscam. Há bolas que são o cerne do jogo, como a bola branca e a bola preta, e há outras que têm um papel menor. Mas sem qualquer uma delas o jogo não faz sentido, não é possível, não se pode jogar. Depois há os jogadores, e há-os de todo o tipo, com todo o tipo de braços, força e jeito para a coisa. Sem esquecer os tacos de madeira, da mais diversa madeira, com os mais diversos comprimentos e feitios. E por último, há os voyeurs, personagens que não participam no jogo, que apenas assistem no conforto da sua cadeira, a deliciar-se com a arte, a sorte e o azar dos outros. A vida podia ser um jogo de bilhar, numa qualquer mesa azul, verde ou vermelha. Como podia ser outro qualquer jogo.

3 comentários:

  1. Concordo porque esse jogo, como tantos outros e como a vida, é feita de escolhas! Ora bem: vou tentar meter a amarela ou a laranja? A laranja está mais longe, mas a amarela, apesar de mais perto está mais difícil. E agora? Podes sempre devido a alguma distração falhar a tua tacada e não meteres, nem uma nem outra... Mas o bom, da vida, tal como no jogo, é que há mais oportunidades! Valha-nos isso!!

    ResponderEliminar
  2. Vês como tu percebes. Tens andado a jogar.

    ResponderEliminar
  3. Eu perceber, percebo, mas jogar bilhar... jogo muito pouco. Eu sou mais matrecos! Fast and furious! E adoro marcar sem saber muito bem como! Acho que é mesmo pela insistência e algum jogo de pulso que me parece que tenho, mas infelizmente não tenho com quem jogar... O Banito também gosta, mas a 4 pares de mãos, tem muito mais piada! E velocidade, também!! LOL
    Quanto a escolhas da vida: fiz a escolha da minha vida há 10 anos e não penso alterá-la, mas há sempre escolhas menos importantes, depois de se ter feito a Grande Escolha (Yeah) que fazemos: Ter 3 ou 4 filhos? Ir de férias ou poupar o dinheiro? Comprar casa já ou mais tarde? Etc. Mas essas, são todas escolhas relativas, pois a Grande Escolha, essa, foi feita lá atrás.
    Beijinhos e desejo que tenhas uma boa mão e cabeça a acompanhar as jogadas que fazes.

    ResponderEliminar