segunda-feira, 27 de abril de 2009

Viagens



Para que saibam, adoro viajar. Viajar dá-nos dimensão. Faz-nos sentir maiores que a nossa própria sombra, como se fossemos um pássaro gigante, com umas enormes asas prateadas nas costas. Podem tirar-nos quase tudo na vida, mas não podem tirar-nos as recordações das viagens que fizemos. Dos momentos únicos que passamos. Povos e culturas diferentes, sabores e cheiros estranhos, sons e línguas distintas, simplesmente inesquecíveis. Conhecer novos mundos é delicioso, é enriquecedor. Não tem preço.Resta-me agora ganhar coragem e dinheiro para dar a volta ao mundo, mas um dia certamente farei isso. Sem dúvida que farei. Quero conhecer o Vietname e os seus verdejantes campos, a Tailândia e as suas belas praias, a Austrália e a sua natureza encantadora, o Japão e a sua cultura, a China e a sua muralha, a Indía e as suas riquezas, o continente Africano e a sua fauna e flora, o glaciar moreno na Argentina, o machu picchu no Peru, Nova Yorque - a cidade que nunca dorme, enfim, tanta e tanta coisa. Sim, farei essa viajem antes de morrer! Até lá, vou-me relembrando das minhas histórias por locais mais ou menos longinquos. Aqui vão alguns dos países onde já estive (porque conhecer é algo muito diferente): Portugal, Espanha, França, Itália, República Checa - Praga é uma cidade - monumento encantadora -, Hungria, Alemanha, Holanda, Mónaco, Andorra, Inglaterra, Irlanda, Rússia, Suécia, Dinamarca, Noruega - amei a natureza -, México - viva os cenotes -, República Dominicana, Cuba - uma viagem de finalistas é sempre uma viagem de finalistas -, Brasil - amei o Rio de Janeiro, onde andei de parapente -, Egipto -apanhei trovoada no deserto -, Tunísia, Ilha de Reunião - uma ilha muito bonita que faz parte do território francês -, Mauricias e Cabo Verde. De todos os locais, o Rio de Janeiro é o meu predilecto. Trata-se de uma cidade e um povo abençoados por Deus. E os povos ? Como é bom conhecer os povos, sair do habitual trilho dos turistas e conhecer verdadeiramente os povos que habitam esses locais. Mas certamente que a lembrança de cada um desses países está muito influenciada pelo momento na nossa vida em que visitamos esses lugares, bem como pelas pessoas que nos acompanharam em cada uma dessas viagens. Mas, a todos aqueles que puderem, recomendo viajar. Viajem e viajem muito. Não parem de viajar. Para que possam voltar para casa. Sair para regressar, ainda com mais força e vontade de viajar.

2 comentários:

  1. Olá V., boa tarde!
    Em primeiro lugar muitos parabéns pelos vossos três fantásticos filhos! São, de facto crianças adoráveis.
    Deixe-me agradecer o apoio no nosso blog e deixar-te um forte abraço.
    Tudo de bom
    Sérgio

    ResponderEliminar
  2. caramba! nao é que estive quase em todos esse sitios contigo????
    que saudades dessas histórias loucas e da nossa inconsciencia, como entrarmos num carro dum completo desconhecido nas Mauricias e acharmos que estavamos perdidos no meio da selva e perseguidos por um assassino lunático em Reunião ou apanharmos trovoada no deserto...
    E andar de parapente... ou ver-te completamente enjoado num barco no mar vermelho ou teres pesadelos com peixes pretos depois do snorkeling...e andar de parapente desde a gávea atá á praia de S. conrado ou partilhar uma viagem de ligeirinho em direcção a N. Srª do Ò.
    Que saudades....

    ResponderEliminar