quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pais



Existem profissões mais ou menos fáceis e exigentes. Há-as para todos os gostos e feitios, desde médicos e cientistas a jangadeiros e vendedores de côcos, mas nada comparado a ser Pai. Sei que não é uma profissão, mas antes um voto de união para toda a vida. Mas se fosse uma profissão, ajudava imenso. Se o fosse, certamente haveria cursos, doutoramentos e mestrados que nos ensinariam a ser os melhores Pais do mundo. Nos quais pudessemos aprender a teoria, tirar dúvidas e ter aulas práticas. No final, davam-nos um canudo e já estava. Era tão bom! É certo que existem mini - cursos e palestras que nos ajudam a lidar com crianças. Dão-nos algumas pistas para educar os nossos filhos, mas apenas isso. E depois quando já são adultos, como é ? Ser Pai é complicado, muito complicado. Eu, como Pai e filho que sou, que o diga. Sei apenas que, tal como me ensinaram, os Pais devem agir tendo sempre em conta os interesses dos filhos, fazendo o melhor que podem e sabem. Mas é tudo tão subjectivo! Sei que, sobretudo ultimamente, não concordo com muitas das decisões que os meus Pais têm vindo a tomar a meu respeito, mas também julgo saber que o fazem porque acreditam ser o melhor para mim. Não são os melhores Pais do mundo - isso não existe -, mas são os meus Pais e tenho muito a agradecer-lhes.

Sem comentários:

Enviar um comentário