sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tempo


Dizem que o tempo cura tudo. Pode ser. Pode ser que sim. Mas não creio que aproxime tudo. Muito menos que reponha as coisas no seu lugar. Claro que não. Há coisas que não voltam. Pelo contrário, acho que serve para afastar ainda mais, para tornar tudo ainda mais difícil, ainda mais definitivo. À medida que ele passa o farol vai ficando mais longe e a sua luz vai perdendo força. Como se cada dia que passe seja um passo noutra direcção, noutro caminho. E os dias passam mesmo, sem pedir licença, sem apresentarem requerimento. Têm um descaramento desmedido, os danados. Passam a voar, sobre nós, sobre a nossa cabeça. Às vezes queria que tudo tivesse sido um sonho do qual pudesse acordar, levantar-me e viver a vida como sempre havia vivido - calmamente e com a certeza do futuro. Com vontade de viver o amanhã. Sim, queria ter mais certezas, muito mais, e carregar menos culpa nos ombros, ter menos responsabilidade no meio desta porra. É tão fácil quando apontamos o dedo aos outros. Apontar não custa, é gratuito. Mas, a verdade é que todos os dedos do mundo apontam para mim. Queria que tudo tivesse sido diferente, queria olhar para trás e dizer que tive uma vida impoluta, digna, sem nódoas negras. Pois isso nunca o poderei dizer. Mas a coisa é mesmo assim, não acontece só aos outros, ou melhor, nós também somos os outros.

3 comentários:

  1. li e senti que estás arrependido e triste; e que sabes que o tempo não volta para trás; por isso não te lamentes, enfrenta a realidade...
    Eu acho, muito sinceramente que a vossa história ainda não terminou ( nem poderia, afinal têm em comum o bem mais precioso do mundo, os vossos meninos), mas refiro - me à vossa história de amor; acho que voces ainda vão ficar juntos e envelhecer juntos; quando existe amor, este supera tudo. Luta homem por esse amor, quem sabe? Beijo

    ResponderEliminar
  2. Não penses assim, o tempo alem de curar tambem aproxima basta querermos a aproximação.

    Estou numa fase parecida, tenho uma filha pequena e separamo-nos porque o M nao se soube adaptar as dificuldades da vida com uma criança pequena.

    Tal como tu continuo na duvida e se queres saber, queria tanto que fosse tudo diferente, queria tanto lutar por ele mas tenho tanto medo que daqui a nada fica tudo igual.

    ResponderEliminar
  3. Se quiseres consegues que o vosso tempo pare, voltar para trás, sabes bem que não volta, mas parar de contar e recomeçar, parece-me que está na tua mão. A mim, parece-me é que tu ainda não tens a certeza se é isso que realmente queres, porque quando (se) tiveres a certeza, vais lutar por ela. És como um namorado que eu tive, não sabia o que queria, mas sabia o que não queria, hoje está sozinho porque ninguém quer/gosta dos indecisos, dos que vivem em cima do muro... além do quê, não é saudável! Para ninguém, muito menos para ti!
    Claro que todos os dedos apontam para ti, tu é que foste o "mau" da fita. E todos somos o mau da fita, nalguma ocasião e para alguém. Resta-nos viver com isso ou fazer alguma coisa para o remediar.

    ResponderEliminar