segunda-feira, 22 de junho de 2009

Burca


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, criticou o uso da burca pelas mulheres muçulmanas, insistindo que a vestimenta representa uma "humilhação" para as mulheres e que o hábito não será benvindo no seu país. Alegou ainda que o uso da burca não tem a ver com religião, mas como a liberdade e a dignidade das mulheres. Segundo Sarkozy, a burca é "um sinal de subserviência, um sinal de humilhação" e "não será benvindo no território da República Francesa". Da minha parte entendo que não é apenas a burca, mas toda a atitude da sociedade muçulmana em relação à mulher. É certo que a burca é um símbolo da marginalização a que a mulher está sujeita. Digam de vossa justiça.

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com o Sr. Sarkozy e contigo. Fui a Amesterdão há pouco tempo (já não ia lá há muitos anos), fiquei abismada com a quantidade de turcos que lá vivem. Há bairros em que os moradores na sua grande maioria são turcos ou marroquinos. O próprio comércio nessas zonas também é deles. As mulheres andam de lenço na cabeça. Eu nunca fui a Istambul, mas já fiquei com uma ideia de como deve ser. Nos supermercados as caixas, eram principalmente mulheres muçulmanas e claro, todas com o belo lencinho. Mas sei que Burka o Governo holandês, não permite o seu uso nas escolas.Eu por mim entendo que nem nas escolas nem em lado nenhum, acho que na Europa não devia ser permitido. Querem usar, querem ser tratadas pior que animais, então que o sejam lá nos países delas. Até por questões de segurança. Afinal quem é que vai ali? Mas tem havido cedências, não sei se te lembras há uns anos atrás o problema do uso do lenço nas Escolas e Universidades francesas. Qualquer dia querem o uso da Burka.

    ResponderEliminar
  2. Olha o Sr. Sarkozy tem todo o meu apoio...estou 100% de acordo com o que diz!

    ResponderEliminar
  3. Quando uma ocidental se passeia no meio de um mercado cheio de muçulmanos é aconselhada a enfiar a cabeça dentro de um saco (ah ah), agora a sério, a usar um lenço sobre a cabeça para não ofender os costumes.
    Portantus quando as senhoras/raparigas de burca frequentarem uma escola ocidental não ofendam elas os nossos costumes de respeito pela mulher sim?
    Muito bem Sarkozy.

    ResponderEliminar
  4. Minhas amigas,
    O que posso dizer é que ainda bem que vivemos nums sociedade civilizada. Já pensaram como as nossas vidas seriam diferentes se tivessemos nascido num qualquer país muçulmano fundamentalista.

    ResponderEliminar
  5. Embora não concorde com a burca aceito-a como um sinal da sua cultura, como as nossas avózinhas ainda usam lenço na cabeça. São costumes que devemos respeitar, eu creio que o tempo levará a abolir a burca mas se for à força será pior.

    ResponderEliminar