terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Governantes


O Haiti é um exemplo extremo de um país mal governado durante anos a fio, como tantos outros neste planeta. Lamentavelmente para a população local. Porque eles, tal como nós, são um produto dos seus governantes, ou melhor da sua capacidade e dedicação à causa pública. E no Haiti, os seus governantes trataram de desvastar o país, até à última folha. Basta comparar a floresta verdejante que tinham e que agora desapareceu. Por isso, mesmo antes do recente desastre natural que os assolou, já pouco lhes restava. Limitam-se a contemplar a verdejante vizinha - a República Dominicana, e sonhar. Pois nós - tal como os Haitianos - também deviamos ter tido, ao longo destes anos, governantes capazes. Mas não, não tivemos. Por isso também olhamos para o nosso vizinho e sonhamos. Isto independemente de, como povo, também sermos culpados do actual estado das coisas, exactamente como os haitianos. Interrogo-me muitas vezes como teria sido se o Francisco Sá Carneiro não tivesse morrido. Se calhar nada teria mudado. Se calhar ...

2 comentários:

  1. Se Francisco Sá Carneiro não tivesse morrido eu acredito que as coisas teriam tido um rumo diferente. Talvez, olhando para o lado, olhássemos efectivamente para o lado e não para cima.
    Nunca vamos saber, é certo, mas o sonho comanda a vida e eu vivo iluminada com a esperança que apareça alguém epifânico como ele.

    ResponderEliminar
  2. Foi o nosso segundo D. Sebastião. Obrigado pela visita, Joanissima.

    ResponderEliminar