quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Programa M&F - SIC


A nossa televisão até podia estar a melhorar, mas não. Não está nada. Mais, acho que está cada vez pior, com excepção da Sic Notícias. Vejam o caso do novo programa da SIC, 0 M&F. Até doí. E o que é que aquele suposto humorista anda lá a fazer ? É que além de não ter piada, não tem jeito nenhum para a coisa. Até a Diana Chaves tem mais futuro a apresentar. Pelo menos não tem aquela barriga de quem comeu os 7 anões e ainda ficou com fome.

Operação qualquer coisa


Portugal é o país das operações policiais com nomes para todos os gostos. Ele é operação Sucata, operação noite branca, operação Pato Bravo, operação carril dourado, operação furacão, operação face oculta, etc. You name it. Começo a desconfiar que qualquer dia não há imaginação para tanta actividade económica alegadamente paralela. Por isso, e porque este país tem piada é com sal, com muito sal, deixo aqui algumas sugestões:
- operação toucinho fumado;
- operação touca verde,
- operação virtudes;
- operação arco-iris;
- operação gaita de foles,
- operação manto negro;
- operação prateada.
E por aí fora.
Vai-se a ver e o Sr. Berlusconi parece estar no país errado.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pois são !


Os meus filhos são as pessoas mais importantes da minha vida. Não conseguiria viver sem eles por perto, simplesmente não conseguiria. É uma certeza que se vai consolidando a cada dia que passa, esteja eu onde estiver, seja qual for a minha companheira, seja qual for o meu estado civil. Porque há sentimentos que não se perdem, que morrerão connosco (ou não, para quem acredita na vida eterna). Tenho é pena de não ser um pai perfeito, daqueles que todas as crianças deviam ter. Esse é, para já, o meu maior fracasso. Isso mata-me em silêncio, pé ante pé.

Raios partam o tempo e a sociedade da desinformação

No dia 28 de Outubro de 2008 estavam menos 11 graus na cidade do Porto do que hoje. Venha o frio que já faz falta. A gripe A até o clima põe maluco. E a propósito da maldita gripe (e porque as conversas são como as cerejas), será que já alguém chegou a alguma conclusão quanto à necessidade da respectiva vacina, bem como a segurança da mesma ? É que eu, pessoalmente, estou cada vez mais confuso. E agora as autoridades dos EUA ainda vieram colocar mais dúvidas nas pequenas mentes da plebe. Então não é que esses senhores não aprovaram a vacina da gripe A que está a ser ministrada em Portugal e em outros países europeus. Já não sei se estamos numa sociedade de informação ou de desinformação.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

É claro ?


Queria deixar claro que entendo que não tem piada alguma a imitação rasca do sotaque nortenho, por parte de alguns senhores da comunicação social. Simplesmente não tem, só eles é que ainda não perceberam. Sei que não irão ler este post. Sei que se estão a borrifar para a minha opinião, mas não podia deixar de a registar, não podia. Exerço desta forma o meu direito à indignação, como dizia o Tio Bochechas, lembram-se ?

Manuel Machado em grande

Diz o treinador do Nacional da Madeira, Sr. Manuel Machado, a propósito das provocações do Sr. Jorge Jesus, treinador do Benfica: "um vintém é um vintém, um cretino é um cretino".
Sem papas na língua. Adorei ! Este homem é um senhor. E ainda dizem do Maradona.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Travel & Leisure" elogia o Porto


A revista americana "Travel & Leisure" considerou, na edição deste mês, o Porto como um dos destinos "mais charmosos e acessíveis" do Mundo. Comerciantes vêem no elogio um "incentivo". Já os turistas valorizam a cidade de "beleza única".
"Arquitectos de renome internacional dão um toque de modernidade ao cenário medieval da segunda maior cidade de Portugal, como são disso exemplo a Casa da Música, desenhada por Rem Koolhaas ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, projectado pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira", pode ler-se na publicação americana, que destacou igualmente outros locais de interesse da cidade como o café Majestic, a livraria Lello, a esplanada da praia da Luz, o restaurante Shis, a Guest House Douro e o Hotel Pestana Porto." Fonte - JN

Há notícias que ainda valem a pena.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Astérix de regresso


Viva ! Saiu o novo livro do Astérix "O Aniversário de Astérix e Obelix, Livro de Ouro". Vou comprar. Sem dúvida, vou comprar. Qual Saramago (como o homem está velho), qual carapuça. O maior é mesmo o Astérix e os seus amigos.

Ter jeito dá jeito


Tenho jeito para pouca coisa. Não sou propriamente um inútil, mas tenho muitas limitações e de vária índole. Por muito que me custe é exactamente assim. Mas o que de facto me custa, me faz doer a alma, é não ter jeito algum para aquelas pequenas lides domésticas, aquelas coisas para as quais todos os homens se ajeitam. Estou a falar de tarefas que envolvem martelos, alicates, fios, pregos, parafusos, canos, prateleiras, telhas, silicone, cabos eléctricos e outras similares. Porque homem que é homem sabe consertar um quadro que se parte, sabe reparar uma mesa e montar os móveis do IKEA num esfregar de olhos. Homem que é homem é bom nos trabalhos manuais. Mais, aprecia esse tipo de trabalho. Homem que é homem é um Bob Constructor, daqueles que tem todas as ferramentas e mais alguma. Pois nisso eu sou mais gaja. Daquelas de unhas pintadas. É verdade. Nesse aspecto não contem comigo, sou mesmo um zero, um grande - para míopes - zero à esquerda. Comigo é mais bolos. Tenho pena, mas aqui o quim zé não dá para mais. E quando muito esporadicamente dá, faz-se uma festa. Isto para dizer que gostava de ter em mim um homem que tivesse jeito para essas coisas, porque para isso os homens, ou a maioria deles, dão jeito.

O novo anúncio do Pingo Doce


Não compreendo o porquê deste anúncio ser tão criticado, simplesmente não compreendo. Seja como for, cumpre a sua função e promove, e de que maneira, a marca em causa. Porque, como dizia recentemente um profissional do ramo, hoje em dia não basta lançar uma campanha de publicidade para a mesma dar resultado. É preciso pôr as pessoas a falar sobre essa publicidade. E esta, bem ou mal, está a ter esse efeito. Ou então escolher um designio nacional, tipo o CR7 e o BES. Até a publicidade se tem de adaptar aos nosso tempos.

O meu jardim de Alhambra


Desde moço que ouço dizer que a vida é como uma rosa - cheia de pétalas, mas também repleta de espinhos. Pois sim, claro que é - pensava eu. Mas a verdade, verdadinha, é que até há pouco tempo a minha vida foi basicamente uma montanha de pétalas, um conto de fadas. Uma espécie de jardim de Alhambra, reluzente, bem tratado, perfeito, de fazer inveja. De repente, tenho espinhos a jorrarem das minhas entranhas. Espinhos crus, rudes, com um forte odor a podre. Espinhos com formas mais díspares. Não param de sair de dentro de mim. Invadiram-me. Tomaram conta de mim. E dói, dói que seja assim. Os anciões tinham mesmo razão. A vida é, tal e qual, uma rosa. Lamentavelmente. Confesso que dispensava este trago de bolor que me vai na boca. Resta, ainda assim, acreditar que aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes. Pelo menos, assim espero. Bom, seja assim ou mais azul, não há mal que sempre dure. Não há ! Não pode haver ! Por isso um dia irei pernoitar de novo no meu belo jardim. Poderá não ser idílico, mas será sempre o meu jardim de Alhambra.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Maradona igual a si próprio

O Maradona é mesmo um louco. Podia ser um pouco mais contido, mas não. Para ele isso não existe. Há quem o chame de Deus Maradona. Não sei se é alguma espécie de Deus - tipo Baco, só que dos estupefacientes - ou não. Sei apenas que foi o melhor futebolista que alguma vez vi jogar.

Aos imprescindíveis

Hay hombres que luchan un día y son buenos.
Hay otros que luchan un año y son mejores.
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles.

Poema do poeta alemão Bertolt Brecht

Maitê - Parte II

"A gente brinca com quem tem afecto". Querem ver que a menina bonita também cospe na família. A título adicional, permitam-me trazer à colação aquele velho ditado "quem não se sente não é filho de boa gente". E nós Portugueses, somos filhos de boa gente, muito boa. Por isso, e contrariamente a algumas vozes mais complacentes, acho muito bem que esta senhora se tenha visto forçada a apresentar um pedido de desculpas público.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O polémico video de Maitê Proença

A senhora até é bonita, mas de uma ignorância dilacerante. Tenho para mim que só podia estar alcoolizada quando participou neste alegado video. Ou isso ou queria vingar-se do Miguel Sousa Tavares. Seja como for, este é um exemplo de que no melhor pano cai a nódoa.

MFL


Manuela Ferreira Leite não se vai recandidatar a presidente do PSD. Finalmente uma boa notícia para os militantes e simpatizantes do PSD. Fazer pior do que durante o seu mandato é difícil, bastante difícil.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Só vencedores

Mais umas eleições e mais uma vez existe mais do que uma força política vencedora. Isto das várias interpretações é danado. Dá para vários lados. Seja como for, o BE provou que vale essencialmente pelo Francisco Lousã. O PS, por seu turno, mostrou que é como os gatos - tem sete vidas, mais umas quantas num qualquer saco azul (ou de qualquer outra côr que queiram).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lula é Lula, não há igual


Amei ver o entusiasmo do Lula da Silva a comemorar a vitória da cidade do Rio de Janeiro na organização dos Jogos Olímpicos de 2016. Era vê-lo com um sorriso do tamanho deste mundo e do outro, com o coração aos pulos, com um brilho imenso nos olhos e com um enorme orgulho de ser brasileiro. Porque a política, pelo menos para este Senhor Presidente, também se faz de paixão, também se faz com emoção, com amor ao seu país. Seja como for, o Brasil é cada vez mais um player de relevo a nível internacional. O Brasil, esse país tão lindo. Viva o Brasil, viva o Rio de Janeiro. Apenas uma sugestão: que a bandeira brasileira passe a ter no seu centro um enorme smile.

Obama



O homem está mesmo em ascensão, pelo menos fora do EUA. Mas, sinceramente, parece-me demasiado precoce a atribuição ao Sr. Obama do prémio nobel da paz. Espero é que a queda não seja ainda mais vertiginosa que a subida. Para bem dele, dos EUA e do mundo.

Frase da noite


"Estáveis são todos os casamentos até que o deixam de ser". A frase não é minha, mas podia ser.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

FCP


Sei que o tema não é o favorito entre as minhas leitoras, mas permitam-me deixar aqui expresso os meus parabéns ao FCP pela vitória de ontem sobre o Atlético de Madrid. O golo de calcanhar do Falcao (tipo Madjer) foi de outra galáxia. Porque nem só da marca vinho do Porto vive esta cidade. Vive também de marcas como a fundação Serralves e o meu sempre amado FCP. Como disse em tempos o antigo capitão do Porto, o possante João Pinto : "O meu coração só tem uma cor, é azul e branco.".