segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Saudades de vocês


Confesso que tenho saudades de escrever posts uns atrás dos outros, dos vossos comentários, de contar as vossas visitas, de cheirar as vossas vidas, de saber como andam neste emaranhado que é o nosso dia-a-dia. Não é que de repente tenha sido assolado por uma súbita falta de imaginação, nada disso. Falta-me antes tempo para o fazer. Para repousar, pensar e escrever como deve ser, como a vossa lealdade merece. Gostava de vos premiar com um post bem escrito, marcante, daqueles que dá gozo escrever, que me encha de orgulho. E certamente, um dia destes, o farei. Seja como for, com mais azeite ou vinagre, queria que ficassem certas do seguinte: nunca me esqueço de vocês, de vos ler, de vos escutar, de vos sentir. Como dizia o outro, estarei sempre por aqui. Estejam certas disso.

Ponte e Feriado. Pois sim, para os outros.



Na passada semana trabalhei de segunda-feira a domingo. Hoje queria ter feito ponte. Amanhã gostaria de gozar o feriado, como o comum dos Portugueses, ao invés de estar a trabalhar. Mas ao menos não me falta trabalho, e, ainda por cima, é pago. Tudo tem o seu lado positivo. Bjocas, meninas.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Italiano

Já viram como o Mourinho fala bem italiano ? Fala melhor italiano do que alguns portugueses falam português. Digo eu !

Há imagens que nunca se apagarão

Não há imagem mais bonita do que chegar a casa dos meus 3 filhos e vê-los a ver televisão, calmamente, ao lado uns dos outros. Que caras lindas, parecem uns anjos. É uma imagem terna, de aquecer qualquer coração. Amei o momento, como amo praticamente tudo o que eles fazem. Acho que o passar do tempo vai-nos tornando cada vez mais pais, cada vez melhores, cada vez com mais amor para dar.
Em tempo - Estou a ficar um meloso.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Deus também é Português


Depois de tanto sofrimento, de tanto falhanço, de tantas contas, de tantas desilusões, de tantos avanços e mil recuos, lá conseguimos nos apurar para o Mundial de 2010, na África do Sul. E ainda dizem que não há milagres. Pois pelos vistos há, e nós todos acabamos de presenciar um. Mas deixem isso para lá, o apuramento da selecção francesa ainda foi mais dramático. Dramático e não só. Eu diria, no mínimo, controverso, polémico e discutível. Já agora qual é a nacionalidade do Sr. Michel Platini, Presidente da Uefa ? Coincidências.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vendo A3


Vendo um Audi A3, sportback (5 portas), 4 anos, 75 mil km, 2.000 cil. (140cv), cor cinza rato. Viatura em excelentes condições, com todas as revisões feitas na marca. Quem estiver interessado, diga coisas. Viatura similar à da foto.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Suicídio


Há quem diga que é um acto de coragem. Eu pessoalmente acho o contrário, acho que é uma cobardia. É uma espécie de deitar a grande toalha ao chão, um acto de pura desistência. Claro que este raciocínio apenas faz sentido caso o agente em causa esteja no uso pleno das suas faculdades mentais, o que normalmente não sucede. Seja como for, verto as minhas lágrimas em nome do Sr. Enke e de todos os outros que tomaram essa opção na vida. Que a sombra desses momentos não tenha jamais a ousadia de nos beijar.

Tenho pena

Bom dia! Sabem do que eu tenho mesmo, mas mesmo, pena ? É daquelas pessoas que passam pela vida sem brilho, que caminham sem direcção alguma, que acordam porque sim. Pessoas que existem porque alguém teve o descaramento de as colocar no mundo sem pedir autorização. E elas, elas têm de fazer o frete de sobreviver. Pessoas que não têm vontade de nada, que não vibram nunca, que não têm noção da sorte que é viver. Pessoas que não saltam, que não se sujam, que não alimentam sentimentos, pessoas cinzentas, amorfas, que se limitam a ir vivendo dia após dia, sem um sorriso, sem um rasgo de luz. Essas pessoas deviam dar o lugar a outras, deviam ceder o seu lugar na fila, porque afinal não merecem a dádiva da vida. E a questão é que, infelizmente, há cada vez mais pessoas assim. Pessoas das quais hei-de continuar a sentir pena.

sábado, 14 de novembro de 2009

Decoração de interiores


Li ontem uma entrevista a uma decoradora de interiores a qual afirmava que o que está na moda a nível da decoração de interiores é a utilização de vários tipos de materiais e cores, quanto mais distintos melhores. Sustenta a dita que já não faz qualquer sentido decorar divisões completas de forma uniforme, tipo sala recheada de móveis da cerne (passe a publicidade). Folgo em saber isso, pois daí resulta que afinal sou um decorador fashion - quem visse o meu casulo compreenderia -, facto que até à presente data desconhecia. É claro que o que ela diz tem todo o sentido. Trata-se de dar vida às casas e de não fazer delas espaços frios e pouco acolhedores. Porque também a vida não tem uma só cor. Não obstante, tenho para mim que esta moda está também relacionada com os remendos que os portugueses são obrigados a fazer para aproveitar alguns móveis ou peças de decoração que já possuiam. Chama-se reciclagem. É a moda a adaptar-se à crise.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As escutas e o país real



Este país é um país de loucos. Então em vez de unirmos esforços a tentar salvar a economia nacional e nosso futuro (que é já aí ao virar da esquina), andamos a discutir a validade das escutas do Sr. Primeiro Ministro. Às vezes apetece-me abanar este país e mandar-lhe com um balde de água fria. Fiquem apenas com este dado: prevê-se que em 2011 cerca de 90% do PIB nacional se destine a pagar a dívida externa portuguesa. Não sei qual é a vossa reacção a isto, mas a mim assusta-me, e de que maneira. Sinto que estou num país sem rumo, condenado ao fracasso, a morrer lentamente, como se de um doente em estado de coma se tratasse. E ainda andam estes senhores a discutir as escutas e o povão a assistir na bancada. Este país é uma verdadeira anedota, uma cigarra em ponto grande. E quanto às necessárias reformas, aos cortes na despesa pública e à redução do déficit que se lixe, ficam para as calengas gregas. Pois então ! Quem deveria ser Primeira Ministra era a Isabel Alçada, porque este país é de facto uma aventura.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

É gay (não que isso seja necessariamente mau).


Digam lá senão é gay ter um companheiro do mesmo sexo com quem se partilha a casa, seja isso temporário ou não ? É gay, nem que seja por um dia. É mesmo muito gay. A propósito, concordo a 100% com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. É que não vislumbro onde está a dúvida. E o mesmo se aplica quanto à possibilidade de adopção. Ou será que as pessoas heterosexuais são melhores, mais humanas, mais integras, mais valiosas que as homosexuais ? Vai-se a ver e no fundo o Hitler até tinha razão. A ser assim, toca a formatar uma sociedade branca, católica e heterosexual. Não me parece. Não me parece, de todo. Alargem os horizontes e deixem-se de questiúnculas sem sentido.

Pessoas a sério

Há pessoas que fazem parte de nós. Passe o tempo que passar, ficam lá, gravadas na memória dos dias, coladas à nossa existência. São as tais pessoas especiais, aquelas que valem a pena. São as pessoas a sério, que, por muita água que corra debaixo da ponte, ficam eternamente cravadas nas pedras do nosso rio. São as nossas gravuras de foz côa, os nossos fosséis, porquanto não se apagam, porquanto morarão sempre em nós, na pessoa que somos hoje, amanhã e depois. Mais, sem elas não seriamos iguais, seriamos certamente seres menores. E quando um dia desaparecerem, levarão também com elas um pedaço do nosso coração.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Romantismos

Tenho uma confissão a fazer: sou um romântico. Não digam a ninguém, mas sou mesmo. Então não é que hoje ao ouvir um pedido de casamento na rádio, dou por mim a sorrrir sozinho no carro. Estou a ficar um bananas, um sentimentalão. Se calhar, porque estou mais velho. Ou se calhar não.