quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PR e os sistemas informáticos


Ontem o nosso Presidente da República trouxe a público o seu receio quanto à vulnerabilidade do sistema informático da presidência da República. A propósito dessa comunicação, disse um comentador político : "Os sistemas informáticos são comos os preservativos, ou seja, nenhum é 100% seguro". Teve piada.
Adenda - Afirmação de um comentador político brasileiro, a propósito das relações entre J. Sócrates e A. Cavaco Silva: "Dois bicudos não se beijam". Nem mais, digo eu.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Foi mais ou menos assim


Passeamos todos os montes e vales, subimos a todas as árvores seculares, colhemos todos os frutos e flores, bebemos toda a água daqueles rios selvagens, cavalgamos todos os campos de alfazema que a nossa vista alcançava, pintamos todas as pedras da calçada, descemos todas as ruas e ruelas que haviam na nossa aldeia, na aldeia da nossa imaginação. Fizemo-lo de coração aberto aos sonhos, pregados a um sorriso tolo que nos rasgava o rosto. Fizemo-lo de mãos dadas, entrelaçados um no outro, como se nada mais houvesse a viver. Como se o barco não regressasse à margem, como se tudo se esgotasse em nós. Foi intenso, foi louco. Foi o reino que nos dizia o mundo, foi o luar do nosso contentamento. De repente, tombou, tombou para o seu lado mais fraco, tombou simplesmente. Tombou de quê, perguntas tu. Sei lá, digo eu. Diria que tombou de cansaço, saciado, porque a abundância também mata. Implodiu. Queimou as asas num daqueles muitos momentos em que tentou beijar o sol. Jaz agora nos calhaus mais agrestes, com um fio de sangue a serpentear-lhe o rosto, a manchar as vestes brancas de outras vidas. Mas foi bonito, foi muito bonito.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Piada do bronzeado


O Berlusconi voltou a repetir a piada do bronzeado a propósito do Presidente Obama e agora da mulher deste. Como se uma afirmação destas faça algum sentido ou tenha algum interesse público. Este tarado não tem mesmo remédio. Quando é que alguém lhe diz que não tem piada? Nem piada, nem idade para se envolver com jovens mais novas que a filha dele. Um grande empresário (quanto a ser bom primeiro ministro, não tenho dados para me pronunciar) que perde cada vez mais a noção do rídiculo, bem como os limites da decência. Basta olhar para o seu aspecto artificial. Enfim, cada país tem a sua ovelha negra.

Música da oposição interna no PSD

domingo, 27 de setembro de 2009

Forretas

O salário médio bruto dos 800 pilotos da TAP é de 8.600 euros, o qual subiria em mais mil euros face ao aumento de 9% exigido pelo Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil. Ai é ? Se é assim, então tiveram toda a razão para fazer greve. Não há direito! Estes gajos da administração da TAP são mesmo uns forretas.

Penteados deslumbrantes. Pois sim !...




O Paulo Bento seria certamente o vencedor, mas pareceu-me demasiado óbvio.

Legislativas 09


Voto vencido, mas dou os meus parabéns ao Eng. José Sócrates. Um político profissional, aquele que acredito, sinceramente, ser o melhor primeiro ministro possível. O chamado mal menor. Confesso, ainda, que pela primeira vez fiz uso do voto útil. De permeio, interrogo-me se a Carolina Patrocinio ou a Ana Malhoa não conseguiriam obter mais votos que a MFL. Por fim, regozijo-me pelo BE não ter alcançado mais deputados ou votos que o CDS/PP. Deus nos livre desses maniacos pelas nacionalizações ! Seja como for, vamos em frente. E venham as autárquicas.
Adenda - O Alberto JJ deve estar louco pela vitória do PS. Seus cubanos !

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Carros


Hoje resolvi cometer uma loucura e levei o meu carro ao banho, com direito a espuma e tudo. Haviam de o ver, todo contente, todo fresquinho, o que já não acontecia há muito tempo. Um vaidoso a brilhar por todos os lados. Pudera, descobriu que afinal ainda tem cor. Já agora, sabiam que o branco é a cor da moda para os carros ? O cinzento prata já era. Não sabiam ? Então ficam a saber. Quem diria ? O mesmo branco que é utilizado nas carrinhas de transporte de mercadorias.

Como se diz teimoso ?


Quando for grande e tiver juízo quero falar castelhano como o Ronaldo, vale ? Diz o rapaz: "Mi gusta morenas". Lá disso tu percebes, não há dúvida.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um pedaçinho do nosso Portugal


Ronaldo já marca e os portugueses sorriem. O PS está em vias de ganhar as legislativas e a M. Ferreira Leite de deixar de ser líder do PSD. Os Gatos Fedorentos regressaram em grande. O TGV não anda nem desata. Cavaco mantem-se em silêncio, o que irrita solenemente Pacheco Pereira. O Benfica continua em grande, de goleada em goleada. O desemprego não pára de crescer, podendo chegar aos 625 mil desempregados. Belmiro de Azevedo vai lutando contra tudo e contra todos. Américo Amorim vai facturando na Galp. A TAP não pára de se afundar, graças a mais uma greve dificilmente digerível. O Expresso continua a ser um grande jornal. O jornal I inovou e continua a inovar. A emigração não pára. Somos um país cada vez mais de cépticos e de velhos do restelo. A agricultura (a pesca já quase não existe) vai desaparecendo a olhos vistos. Asfixia democrática na Madeira ? Era o que faltava. Mário Soares e o seu filho João Soares afinal ainda estão vivos e falam. O PS pode afinal chegar à maioria absoluta (só me apetece perguntar se afinal não aprendemos nada nestes últimos 4 anos). A economia está moribunda e assim continuará. Morreu o primeiro doente em Portugal de Gripe A, mas que afinal não morreu de Gripe A. Carlos Queiroz é como a ilha que comprou, ou seja, está rodeado de água por todo o lado. A Carolina Patrocinio ganhou juízo e deixou de abrir a boca (o PS agradece). A Paula Rego continua a ter um aspecto de uma indigente, pinte lá ela o que pintar. Joe Berardo anda muito calado (isto de perder dinheiro na bolsa às pazadas tira o pio a qualquer um). O sigilo bancário é uma ilusão. Chegou o Outono com temperaturas a rondar os 30 graus. O Paulo Portas está em todo o lado. A Joana Amaral Dias, do BE, tem um aspecto fresco e recomenda-se. Os portugueses renderam-se às redes sociais e à internet em banda larga. Carecemos urgentemente da décima auto-estrada a unir o Porto a Lisboa e quiça da quinta entre Lisboa e Faro. Aqui ficou um pedaçinho do nosso Portugal. Aí se ao menos o Obama de há uns meses (quando foi eleito, porque agora já parece ter passado do prazo) fosse português!

Scarlett Johansson


É a actriz fetich de Woody Allen. Boa profissional na arte da representação. No doubt. Adorei Lost in Translation. Adormeci no filme Moça com Brinco de Pérola. Mas daí a dizer-se que a menina é sexy, que é uma das mulheres mais bonitas do mundo, vai uma grande distância. Ai vai, vai ! Digam-me lá o que ela tem de especial, porque a mim escapa-me, mas escapa-me completamente. Começo a achar que vivo num mundo diferente de todos os outros. Seja como for, no meu mundo a menina (agora, mais mulher) não passa de uma classificação de "bonitinha". Isto, salvo melhor entendimento.

Farmville


Não sei se conhecem o jogo Farmville no Facebook ? Se não conhecem, recomendo que joguem. Se tiverem tempo, claro está. Basicamente trata-se de um jogo em que encarnamos a personagem de um fazendeiro que vai construindo uma quinta. Passa pela plantação de vegetais, pela poda de árvores de fruta, pela recolha de lã às ovelhas, etc. Tudo isto utilizando dinheiro próprio, tipo monopólio. Depois pode-se trocar prendas com os nossos vizinhos, os quais podemos visitar. Mas o melhor é jogarem. Vale mesmo a pena.

Barba e cabelo, por favor.


Ontem levei o M. e o P. a cortar o cabelo. Que bem eles se portaram. Pareciam mesmo uns homens em tamanho pequeno. Ali sentados sem se mexer, a obedecer a todas as indicações do Sr. barbeiro. E eu feito turista a tirar-lhes fotografias, como se estivesse a presenciar um grande acontecimento. Mais uma vez babo-me de orgulho pelos filhos lindos e educados que tenho. É tão bom !! E de uma coisa tão simples se escreve uma baboseira destas. De facto ser Pai é algo de grandioso, de único. Por isso, o centro da minha vida será sempre ocupado pelos meus três pestinhas.

Nós, os lobo maus de capa vermelha


Já assumi que sou cheio de defeitos. Por isso estou à vontade, este post não se me aplica.

Pois é ! Há pessoas que por vezes olham demasiado para os outros e se esquecem de olhar para dentro, para si. Ou melhor, olhar até olham mas fazem-no com os olhos semicerrados. Essas pessoas esquecem-se que, por vezes, o mal/a culpa também está em si, que não habita apenas no exterior, nos demais. Mas essa constatação acaba sempre por vir à tona, tal qual um afogado. É uma evidência que, mais tarde ou mais cedo, lhes bate à porta, não podendo elas fingir eternamente que não estão em casa, que não podem atender, que a patroa saiu (como por vezes se faz com os pedientes que batem à porta). Para essas pessoas não deve ser fácil, não deve ser nada fácil enfrentar a realidade. Mas é assim e ainda bem que é assim, pois assim nós - aqueles que verdadeiramente reconhecem e assumem os seus defeitos e o seu grau de responsabilidade - acabamos por nos convencer que se calhar, só se calhar, não somos assim tão lobos maus, não temos assim uns dentes tão grandes ou uma língua tão comprida, pois também temos o nosso quê de capuchinhos vermelho. Nem que seja apenas a capa a cobrir-nos as orelhas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Defeitos


Três décadas e meia depois (os mais optimistas diriam que mais vale tarde que nunca), descobri uma triste e avassaladora verdade em mim – é que sou uma pessoa cheia de defeitos. Tenho mais defeitos do que alguma vez julguei ter, que alguma vez julguei ser possível. Acho aliás que cada ano (para não dizer dia) que passa descubro mais defeitos em mim. Como se nascessem do nada, como se brotassem do simples acto de respirar. São os gremlins da minha existência, o meu acne. Pois é, por muito que me custe admitir, nem sempre a verdade veste Pierre Cardin, Dior ou Prada (em alusão ao filme). É mesmo assim. Habitualmente, e por mera cortesia, refiro-me aos defeitos dos outros como meras características, marcas de personalidade. Sempre achei este rótulo clean, soft, menos grotesco. Dizê-lo assim faz-me sair bem na fotografia, dá-me um ar delicado, civilizado, o que de todo não sou. É como limpar o chão com panos da seda mais nobre. Mas comigo não. Não senhora! Comigo não precisa de ser assim, porque eu não sou assim. Comigo não preciso de usar rendas ou rendinhas, laços ou mocassins. Não careço de eufemismos ou de palavras doces servidas em tabuleiros dourados. Abomino esses rendilhados típicos da corte. Não! Simplesmente não! Porque eu sou plebe. Comigo cuspo para o chão e arroto a plenos pulmões. Comigo sento-me num tronco de uma árvore a devorar um frango meio vivo. A besta mora em mim e mora em mim porque lhe dou sustento, porque a alimento com a minha carne, com as minhas vísceras. Assim sou. Cheio de bichos e parasitas, a tresandar de defeitos. Não serei certamente o único, mas isso de nada me vale.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Será que sonhei


Será que sonhei ou anda a circular um email que informa que na Inglaterra algumas pessoas a quem foi ministrada a vacina da gripe A foi-lhes detectada uma doença nervosa fatal ? Só posso ter sonhado porque não tenho ouvido qualquer comentário sobre este assunto. Ora, assim sendo, e dada a gravidade da notícia, só posso depreender que sonhei. Ou então estou a ficar senil. Se calhar é mesmo isso. Se por acaso leram ou ouviram algo similar, digam alguma coisa.

Pessoas que valem a pena


Um dia uma pessoa que me é querida defendeu a simples e sensata ideia de que apenas faz sentido partilhar a vida, nem que seja por um só segundo, com pessoas que valem a pena. Ora cada vez sinto mais isso. Na realidade, só faz sentido dispor o nosso tempo com aqueles que o merecem, que sejam dignos da nossa atenção, do nosso olhar. Não que sejamos melhores que os outros, não se trata nada disso, mas antes de saber valorizar o nosso tempo - esse bem tão escasso. Claro está que, por vezes, somos obrigados a conviver, ainda que por instantes, com pessoas que não se enquadram neste cenário. Seja como for, e do que depender de mim, vou adoptar essa máxima para o resto da minha vida.

Uns escrevem melhor que os outros


Diabo, há pessoas que escrevem mesmo bem ! Que transpiram sentimentos na sua escrita, que amarram o leitor com o mais forte dos nós. Veja-se o caso da autora do blog barrigacheiadefelicidade.blogspot.com. Parabéns a ela, pela qualidade que sempre teve em si. Parabéns !

Outono


Pé ante pé, chegou o Outono. Chegou com o casaco pelos ombros e os cabelos ao vento. Chegou com folhas de mil amarelos pela mão, com a vontade de quem regressa, de quem teve saudades, de quem esteve exilado contra sua vontade. Olhou em redor e deitou-se. Deitou-se naquele chão feito de terra castanha e de pedaços de árvore caídos. Fê-lo de mansinho, a cantarolar as melodias de um pré-inverno. Chegou para ficar os meses que são dele, que lhe pertencem. Pois que fique porque é bemvindo, pois que pernoite aos nossos pés, porquanto já lhe sentia a falta.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PS + BE

Se ganhar com maioria relativa, o PS admite coligar-se com o BE. Ora aí está um bom motivo para não votar no PS. Detestaria ter um governo com tantos "rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr" (quem acompanha o novo programa dos gatos fedorentos percebe a piada).

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Manuelita

Ontem tive pena da Manuela Ferreira Leite a beijar toda aquela gente em plena campanha eleitoral. Que nojo, que porcaria, que promiscuidade ! Tanto beijo a quem não se conhece. Não há direito. Ainda por cima em plena época de caça da gripe A.

Não vou


Não vou a lado algum, não vou. Podia ir mas não tenho forças. Podia querer, mas verdadeiramente não quero. Podia ser que sim, mas não, não é assim. Não é assim que me sinto feliz, não é assim que eu sou. Eu sou o que vocês forem, o que vocês me deixarem ser. O meu destino são vocês. O meu futuro são as vossas pequenas mãos, os vossos sorrisos de criança, a vossa voz angelical a chamar por mim, a procurar-me em cada esquina, em cada instante. Por isso sei que não vou a lado algum, porque simplesmente não vou, não quero ir

O regresso dos gatos


Gosto do novo programa Gatos Fedorentos - Esmiuça os sufrágios (o nome parece-me um pouco forçado para um país onde a maioria da população não sabe sequer o que são as PME´s). Gosto porque não é mais do mesmo. É diferente. É fresco, leve, agradável. Gosto particularmente das entrevistas aos líderes dos maiores partidos portugueses. É a vox populi a falar, a questionar o que nos vai na mente, sempre com um sorriso malandro nos lábios. Tem piada, muita piada mesmo. Acrescenta algo, como por exemplo a divulgação do jeito (e é que a mulher tem mesmo jeito) da Manuela Ferreira Leite para assassinar o português, bem como do conhecimento profundo que o Paulo Portas tem do mugir das vacas. O Ricardo Araújo Pereira (sem menosprezo para os restantes gatos) é de facto um excelente profissional. Por isso, e excepcionalmente, não posso dizer mal deste programa, mas fica para a próxima.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Companheiros


Um bem haja à minha mais recente companheira deste humilde blog - a Rita - e a todos os outros que não tive oportunidade de saudar. Bem hajam !

Cuore


Mais um post perfeitamente inútil este que agora escrevo. Seja como for, tenho mesmo de manifestar o meu ponto de vista. Aqui vai: Noutro dia descobri uma nova revista cor-de-rosa denominada Cuore. Não que a tenha comprado, mas de mansinho lá veio parar às minhas mãos. Pois apenas posso dizer que é grotesca, intragável, impossível, de uma superficialidade atroz. Bem sei que este tipo de revista não é suposto ter cérebro, conteúdo ou alguma utilidade, pois serve exactamente para relaxar, para adormecer o leitor, para treinar o ócio. Mas tanto é um exagero. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Primeiro, a cor da capa é absolutamente horrível - rosa choque. O que, vendo bem, até faz sentido pois é uma revista tipicamente barbie. Em segundo, limita-se a falar de cabelos, de vestidos mais ou menos bonitos, de namorados e coisas fúteis deste estilo. Como senão bastasse, faz ainda questão de fazer referência à idade de cada uma das personagens citada na revista. Como se isso fosse relevante, como se alguém quisesse saber a idade de a, b ou c. Eu não quero ! Cheio de coisas sem sentido e inutéis ando eu. Por isso cá estou eu a opinar. Mas que me lixe, também não sou propriamente o leitor alvo desta revista. Por isso, e agora que já desabafei, vou-me calar.

Corpo e mente


Se há uma coisa que tenho aprendido neste últimos tempos, e tenho aprendido muito, é que definitivamente o corpo é uma coisa e a mente é outra. São duas coisas completamente diferentes, saudavelmente distintas. Matéria é apenas isso, matéria, não mais. Carne será sempre carne, seja humana ou animal, com mais ou menos sal. Assim se explica o facto de podermos estar lá mas nem sempre lá estarmos. Comigo tem sido assim, mais do que eu desejaria, mais do que alguma vez senti. Porque muito raramente estou aqui. O eu pleno nem sempre está comigo. Por isso, hoje, num dia igual a tantos outros, a minha mente não está cá, está lá, acolá, onde o vento e a chuva mais abundam.

domingo, 13 de setembro de 2009

Red Bull Air Race


Uma vez mais realizou-se no Porto e em Vila Nova de Gaia a Red Bull Air Race (3.ª edição em Portugal). Não assisti ao evento porque não estava na invicta, mas agrada-me sempre que o meu (será sempre um bocadinho meu, esteja eu onde estiver) Porto seja o centro das atenções. Agrada-me ver a cidade cheia de vida, de movimento e de corações a bater. Seja como for, assola-me uma dúvida. Não acham perigoso aqueles aviões sobrevoarem a cidade, realizando acrobacias malucas? E se de repente houver lugar a uma queda acidental de um desses aparelhos ? Não sei se alguma vez isso aconteceu, mas isso preocupa-me sempre que o evento chega ao meu burgo. Mas que é bonito de ver, lá isso é!

Transportes públicos


Hoje fiz uma viagem, em transportes públicos, desde a margem sul do rio Tejo até ao Porto, que mais parecia uma viagem ao fim do mundo. Senão vejam: Começei por viajar de carro, depois apanhei o barco até Lisboa, posteriormente o metro de Lisboa, o comboio de Lisboa até Campanhã, seguidamente o metro do Porto e finalmente andei a pé cerca de 15 minutos até chegar ao destino. Pelo meio tive de carregar várias vezes o andante (cartão recarregável) no Porto e o viva viagem (cartão recarregável) de Lisboa. Nisto tudo demorei cerca de 6 horas. Como é que é possível ? Só faltava andar a nado, apanhar o avião ou o helicópetro. Mas a viagem lá teve o seu fim.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro de 2001


Lembro-me como se fosse ontem. Estavamos nas Maurícias, em lua de mel. A aproveitar um clima que afinal não era bem de verão. Tinhamos acabado de vir da piscina, chegamos ao quarto e ligamos a TV. Estranhamente estavam a dar as mesmas imagens em todos os canais noticiosos. Aviões a chocar contra duas torres que ardiam abundantemente, pessoas a fugir, cobertas de um manto branco, aos gritos no meio de uma tremenda confusão. Pó, muito pó e desespero, muito desespero. Só podia ser um qualquer filme americano (tipo assalto ao arranha céus), com um daqueles orçamentos de fazer inveja ao cinema europeu. Ou então um filme de zombies. Mas não podia ser, pois na CNN não passam filmes, muito menos com comentários de jornalistas apavorados. Surreal, absolutamente surreal. Lentamente percebemos o que se estava a passar. Era então realidade. Uma realidade que não se sabia como começara nem como iria acabar. Seria o início de uma nova guerra mundial ou algo similar ? E logo em solo da maior potencial mundial. Muito estranho, muito estranho mesmo, sobretudo quando se está tão longe de casa, do nosso ninho. Meios atordoados com os acontecimentos, e porque a fome não liga a confusões ou misérias alheias, saímos para jantar. Em nosso redor todos discutiam o mesmo tema. Todos com ar de desorientados, tal qual uma bússola no meio de um campo magnético. Até os empregados do Hotel que, ao invés de estarem nos seus postos de trabalho, se encontravam reunidos em pequenos grupos de 5 ou 6 elementos a assistir às ditas imagens. Tudo parecia virado de pernas para o ar. A ordem parecia perdida. Foi assim nesse dia. Mas as luas passaram e tudo voltou à normalidade, pelo menos à normalidade possível. A registar ainda uma fragata de guerra atracada no porto da ilha de Reunião (solo francês), para onde fomos depois das Maurícias. Era afinal um sinal de que a coisa estava feia, que assumira uma dimensão global. Passado quinze dias de férias e apesar do nosso receio de ficarmos retidos numa terra estranha, lá chegamos finalmente a casa, ao nosso castelo. Foi assim, mais ou menos assim, que assistimos - eu e a S. - ao 11 de Setembro de 2001. Sabemos agora que o nosso castelo não era afinal feito de pedra, como pensaramos, mas antes de areia. Daquela areia frágil que voa com o vento, daquela areia fina que se perde por entre os dedos, daquela areia inseguraque desaparece nas ondas do mar.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nomes


Isto dos nomes próprios é muito subjectivo. É uma questão de gosto, como muitas outras coisas na vida. Há quem goste de nomes curtos e simples (como eu), outros de nomes estrangeiros e outros ainda de nomes estranhos e/ou complicados. E depois há uma espécie à parte, que são aqueles que gostam de misturar dois nomes bonitos, promovendo um autêntico massacre. Como seja, Hugo Miguel, por exemplo. Mas se não fosse assim que seria do amarelo ? A propósito não gosto nada do meu nome - Vitor Manuel. Ao menos tenho o nome de uma marca espanhola de melões. Que sorte !!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sócrates e Louçã


Ou é de mim ou ontem o Sócrates arrasou o Francisco Lousã (personagem com a mania que é o mais iluminado dos politicos) ? Ou é de mim ou o Francisco Louçã parecia ter vergonha do seu próprio programa de governo ? Se não tem devia ter, porque tem propostas absolutamente inacreditáveis, irreais, desajustadas da realidade, como a nacionalização de sectores chave da economia ou o aumento dos impostos para a classe média (se bem que tenho dúvidas que esta classe ainda exista). Não é uma questão de ser de esquerda ou de direita, porque não é. Aliás Portugal é tradicionamente um país de esquerda. É antes uma questão de ser razoável. Qualquer dia ainda vemos o Tio Louçã almoçar com o Fidel e Raul Castro ou o Hugo Chavez. Seja como for, ainda não sei em quem vou votar. Decidi antes em quem não votar - no BE. Melhor que nada.

Selecção nacional


Tinha de ser, alguma vez tinhamos de ganhar um jogo na era Carlos Queiroz. Pois foi hoje e com um golo de um luso-brasileiro - o Pepe. Pode não servir para mais nada, mas pelo menos serve para atenuar o nosso sentimento de vergonha face aos últimos resultados da selecção nacional. Que se lixe, eu nem ligo muito a isto das selecções. Mas que ganhem, ainda que as cores do nosso equipamento continuem a ser horríveis. Estou a ser injusto. O equipamento branco nem é feio de todo. É certo que lhe falta um pouco de azul, mas pronto... Just jocking.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

8 de Setembro será sempre assim


A história da humanidade é fértil em datas. Pois a de cada ser humano também o é. Para mim este dia - 08 de Setembro - será sempre diferente de tantos outros dias do ano. Como uma marca, como um sinal cravado na pele. Que teima em manter-se lá, em resistir, em ser uma testemunha de tempos maioritariamente felizes.

Essa é boa


Entrevista a Paula Bobone:
"Jornalista - Alguma vez traiu ?
PB - Com espírito de traição nunca. "
Pois claro !!...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Não é


Não é por isso que se é diferente (para melhor) que os demais. Não é por se adicionar lic. ou Dr. ao nome. Não é por se falar bonito ou por se escrever bem. Não é por se saber poemas de poetas desconhecidos. Não é por se ouvir música clássica ou por se saber a história universal de fio a pavio. Não é porque se tem uma secretária a quem ligar ou uma empregada a quem mandar. Não é porque se é tratada por tia. Não é por se saber falar espanhol ou porque se tem um nome pomposo. Não é pelo lenço ao pescoço ou pelo polo lacoste. Não é por se saber enumerar todas as estrelas existentes. Não é por se ser branco ou por se usar fato e gravata Hugo Boss. Não é porque se tem um carro XPTO. Não é porque temos um aspecto mais cuidado, com plásticas à mistura ou porque os nossos amigos se chamam Bernardo, Tomaz ou Martim. Não é pelos cartões de crédito que ostentamos na carteira. Não é pela quantidade de janelas que a nossa casa possui. Não é por se estar rodeado de mordomias. Não é pela marca de café ou pela água evian que se bebe. Não é por se ler o Le Monde ou o Financial Times. Simplesmente não é. Nunca será por isso. Há pessoas que ainda não perceberam isso e se calhar nunca irão perceber.

domingo, 6 de setembro de 2009

Simpsons nos EUA/Europa e em Angola


Esta alteração, pelos vistos, apenas serve para a promoção da série em Angola. Na série em si as personagens mantêm as cores amarelas. Ainda assim não deixa de ser controverso.

Coitadinha da menina


A Carolina Patrocínio veio alegadamente a público dizer que só come cerejas se a sua empregada previamente lhe tirar os caroços, o mesmo acontecendo com as uvas e as grainhas. Pois muito bem. Já agora tenho uma dúvida, como é com o namorado Gonçalo Uva ?

sábado, 5 de setembro de 2009

Tomatina


Mais um ano se passou e não fui à Tomatina, em Valência. Shame on me.

"E o burro sou eu ?" - Dizia ele.


Digam o que disserem do Scolari, o homem deixou saudades. A começar pelos resultados desportivos, pelas suas brilhantes conferências de impressa, pelas bandeiras nacionais em cada janela e a terminar naquela inédita cena de pugilato. O Carlos Queiroz é a sua antítese, demasiado low profile, demasiado português, demasiado previsível. Já agora, esta semana, saiu na Sábado uma reportagem sobre o Scolari nas terras de leste (num qualquer país da Ex-URSS, acho eu). Fantástica a fotografia do Scolari com o traje regional. Como sempre, sabe tudo menos ser discreto.
Nota adicional: Após o Dinamarca 1 Portugal 1, só me apetece gritar: - Volta Scolari, estás perdoado.

Ainda há coisas boas


A Manuela Moura Guedes - aquela dos lábios do tamanho do mundo - deixou de apresentar o jornal (não interessa de que dia da semana) da TVI. Ainda bem ! Estava farto de ver aquela senhora arrogante e de gosto muito discutível. O bastonário da OA que o diga. Não me interessa saber porque isto ocorreu e de quem foi a culpa. Se do PS ou da Madre Teresa de Calcutá. Fico é grato por ter acontecido. Hasta la vista, oh boneca.

Superleague Formula


Este fim de semana, no autódramo do Estoril, realiza-se a Superleague Formula em que participam os monolugares do meu FCP e do Sporting. Ou é de mim ou ninguém liga a ponta de um ... a esta treta ? Isto faz tanto sentido como termos uma equipa de futebol Ferrari ou Toyota. Seja lá como for, força FCP !!! Nem que fosse uma prova de berlindes.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Esta nossa polícia não existe


Tenho de contar esta. Hoje dei por mim numa aventura curiosa. Tudo aconteceu porque alguém (e esse alguém não fui eu) fechou a porta de casa, tendo se esquecido da respectiva chave lá dentro. Aliás, já é uma situação habitual. Questão: Como entrar em casa ? Solução: Ou se entrava pela porta (tipo arrombamento) ou se tentava entrar por uma janela que estava semi-aberta, sendo para tal necessário uma escada de dois lanços. A primeira opção nunca foi verdadeiramente equacionada. Quanto à segunda era preciso a dita escada e a verdade é que até corri atrás de uma, infelizmente sem sucesso. Era ver-me a correr atrás de uma carrinha que passou por mim na rua com uma escada enorme no tejadilho. Uma escada daquelas de abrir o apetite, de chorar por mais. Linda, reluzente, a rir-se para mim, mas infelizmente não consegui alcançar a maldita carrinha. Optei então por ir à GNR, por forma a estes chamarem os bombeiros. Cheguei lá e o Sr. Agente estava a tomar conta de uma queixa crime. E fazia-o a um ritmo alucinante. A culpa era do computador dizia ele para o queixoso. Pois sim, do computador e da falta de jeito dele, digo eu. Meia hora volvida, o polícia lá me deu atenção devida, tendo reunido com três colegas por forma a tentar chegar à melhor solução para meu caso. Sugeriu-me uma prática conhecida - recortar uma garrafa de plástico, em forma de cartão e tentar forçar a porta de casa com o dito plástico, dado que esta havia sido fechada apenas com o trinco. Mais, até me demonstrou como o fazer. Vim-me então embora da esquadra disposto a apelar ao meu lado Macgiver. Cheguei a casa e com a ajuda de um vizinho lá consegui abrir a porta. Curioso, no meio desta história, é a polícia sugerir a utilização de um método próprio de assaltantes de casas. Mas, a verdade, é que resultou. Obrigado Sr. Agente.

BE versus PCP


Ontem tentei ver o debate entre o Francisco Loucã e o Jerónimo de Sousa. Tentei, mas não consegui. Porquê ? Porque os dois tresandam a naftalina, a armário fechado, a ideias sem sentido, a demagogia. Para além do mais, vestiam ambos fatos cinzentos, sem cor, sem pitada de sal. Um tédio de cabeça aos pés. Ao menos o Sócrates e o Paulo Portas sempre se vestem melhor. Têm melhor aspecto, um visual mais cuidado, mais in. Só de pensar que ainda falta a Manuelinha até me dá vontade de chorar.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Rynair no Porto


Queria saúdar a primeira base da Ryanair em Portugal inaugurada hoje no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Imaginação



Pelos vistos já existem empresas que facilitam a descoberta de pessoas em rede sociais, para fins publicitários, cobrando um preço por isso. De facto, não há limites para a imaginação humana. De tudo se faz um negócio, é preciso é ter visão. E nós a vê-los passar. Já agora, adoro os outdoors da Super-bock. Respiram imaginação.

É bom


"É bom estar com pessoas que nos dizem o mundo, é bom estar com as nossas pessoas. É bom sentirmos que estaremos sempre onde elas estiverem, porque o nosso lar são elas. É muito bom continuar a gostar, ainda que seja no escuro ou no silêncio. É muito bom. " V. dixit.
Se calhar nada do que aqui é expresso faz sentido, pelo menos depois do que se passou, mas que se lixe, não estou preocupado com os outros, não estou aqui para ser compreendido, não estou aqui para agradar a ninguém. Por isso, escrevo o que me vai na alma, seja ela confusa ou não.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

As verdades


Ontem cortei o cabelo (que já não é muito) com a máquina no nível 1. O M. olhou para mim, passou as mãozinhas lindas dele pela minha cabeça (adorei) e disse:
- Pai, tens barba na cabeça. Porque não cortas ?
Pois é filho, tens razão. Como sempre. O cabelo não é muito. E o problema é que dizem que é hereditário. Deixa lá, também dizem que é excesso de testosterona (é de macho). Beijocas, meu amor. Aí os miúdos e as verdades !