segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bom trabalho


Bom regressso ao trabalho para todos aqueles que terminaram ontem as férias. E não se esqueçam, o trabalho é uma parte fundamental da vida de um adulto, por muito que, por vezes, nos custe regressar e levantar de manhã.

Motas



Parece que os Portugueses andam loucos a comprar motas até aos 125 cc ? Já há filas de espera. Não sabia, mas faz todo o sentido, agora que uma pessoa com carta de carro pode conduzir este tipo de motas. Consomem muito menos, são menos poluentes, mais baratas, facéis de manobrar no meio do trânsito citadino e de estacionar. Também é certo que são menos seguras que um carro. Seja como for, é uma coisa boa. Qualquer dia Lisboa parece uma qualquer grande cidade asiática, com motas por todo o lado. Isto é a prova que as decisões dos políticos influencia, e de que maneira, as nossas vidas. O país é um espelho dos políticos que tem. Ao menos que sejam competentes, é o que se pede. Neste caso, parece-me ter sido uma boa decisão.

sábado, 29 de agosto de 2009

Imagens a pedido do P e do M




Guantánamo


Pelos vistos Portugal foi à prisão de Guantánamo escolher os dois presos que virão para cá. Para isso entrevistou vários presos. Imagine-se então o diálogo:
Entrevistador (E) - Então bom dia, fiel seguidor de alá!
Preso (P) - Bom dia !
E - Que maldades é que praticou?
P - Eu ? Nenhumas. Nem sei porque estou aqui encarcerado. Sou um injustiçado.
E - Muito bem. Fuma ? Droga-se ? Considera-se um perigo de qualquer espécie para a sociedade ?
P - Claro que não. Até me ofende.
E - Porque acha que merece viver em Portugal. O que o atrái no nosso País ?
P - O bom clima, as pessoas, a comida e os campos de golfe. Para além de que se matar alguém ninguém nota. É um cantinho escondido do mundo até muito simpático. E isso e bom, porque neste momento estou numa fase discreta da minha vida.
E - E promete portar-se sempre bem, comer às horas indicadas e dormir depois de dar os patinhos na TV ?
P - Sim prometo, mas apenas se me derem um galo de barcelos.
E - Muito bem, então você foi um dos escolhidos. Parabéns.
P - Viva! Obrigado. Prometo que não se vão arrepender.
E - Já agora trouxe-lhe uns pasteizinhos de belém para se habituar à sua nova casa.
Digo eu - Não me lixem.

Canção dos abraços


São dois braços, são dois braços
servem pra dar um abraço
assim como quarto braços
servem para dar dois abraços

E assim por aí fora
até que quando for a hora
vão ser tantos os abraços
que não vão chegar os braços

Vão ser tantos os abraços
que não vão chegar os braços
prós abraços

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Questão


Só por curiosidade, quem sabe quem é o Sr. Ben Bernanke (ao lado do seu antecessor na foto) ? Falar no Sr. Jean Claude Trichet já dá uma ajuda. Não vale a pena ir ver na net, ok ?

60 minutos



Este agosto morreu Don Hewitt, o criador do fantástico programa 60 minutos, da CBS. Este programa encontra-se "no ar" desde 1968. Só por isso valeu a pena. Obrigado Sr. Hewitt. Já agora, parabéns ao Mário Crespo pela forma exemplar como apresenta este programa em Portugal.

Cartaz sugestivo



Quando ontem olhei para este cartaz do BE, alusivo às próximas eleições autárquicas, tive de o ler duas vezes. Porquê ? Porque entendi que a utilização do verbo "mugir" não fazia ali qualquer sentido. Depois olhei melhor e descobri que Muge afinal é uma localidade. Tudo ficou mais claro a partir daí. Enfim...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Frase cujo autor não me lembro

Toda e qualquer aposta em nós é uma boa aposta.

Mickey Rouroke


Noutro dia estava a ver uma entrevista do Mickey Rouroke e fiquei pasmado. Pelos vistos, a dada altura, fartou-se de hollywood e decidiu enveredar por uma carreira no mundo do boxe (a sua grande paixão). Dos combates resultou vários ossos da cara e das mãos partidos, de tal maneira que já teve de fazer quatro operações plásticas à face. Mas, mesmo assim, continua a parecer um monstro. Irreconhecível. Mais, ficou fisicamente limitado para sempre, tanta a tareia que apanhou. Tudo porque, segundo o próprio, havia se fartado da vida que levava. E deu nisto. Não esquecer que a única coisa que o levava a acordar, durante esse período negro, eram os seus cães. Uma história a não esquecer.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Frase do dia

O amor é um lugar estranho (filme fantástico).

Sem mais



Um dia estavam eles a conversar. Como sempre fazem, como sempre fizeram. Falavam sobre tudo, sobre a vida, sobre as estradas que por vezes se perdem num qualquer terreno cheio de pedras. Porquê ? Porque sim. Porque nunca saberão viver um sem o outro, ainda que seja como amigos. E às páginas tantas diz-lhe ele:
- nem que seja a única peça de roupa que me resta, se precisares dela eu dou-ta. Sem hesitar. Sem qualquer dúvida. Sem mais.

A correr como o vento


Noutro dia dei por mim a pensar que não tarda muito para os meus filhos mais velhos fazerem 4 anos. Já ? Ainda há pouco tempo nasceram. Ainda há pouco estavam nas benditas incubadoras, com fios por todo o lado. De facto o tempo é como o vento, passa a correr. E nem sempre passa de forma calma e pacífica. Mais um motivo para se tirar o melhor da vida, dia após dia. Há que encarar cada dia com um imenso sorriso nos lábios e saborear cada momento. Porque nada se repete, porque nada dura para sempre.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Publicidade do melhor

Empates



Até no futebol somos uns empatas. Não .... nem saimos de cima. Então nos oito jogos disputados na 1.ª jornada da 1.ª liga de futebol profissional, apenas um não ficou empatado. Até tu FCP, até tu !

Vacinas


Hoje resolvi actualizar o meu boletim de vacinas. Faltava-me tomar a vacina anti-têtano. Mas também não fui muito atrasado. A última vacina devia ter tomado em 1998, ou seja, faz 11 anos. Não está mal. Mais vale tarde que nunca, lá diz o povo. Agora a próxima só em 2019. De acordo com a enfermeira que me deu a vacina, a maioria dos adultos nem sabe sequer do respectivo boletim de vacinas, quanto mais. Por isso nem estou nada mal, nada mal mesmo.

Dia passado a quatro


Ontem foi passado todo o dia a quatro - eu e os três petizes. Só visto. Para fazerem uma ideia, a sopa que eram para comer ao almoço só comeram ao jantar. Queria apenas deixar registado que adoro quando o João chega por trás de mim e me abraça pelas costas. Adoro simplesmente. Porque os abraços dele são do tamanho do mundo, apesar de ter apenas um ano e meio. Amo mesmo muito os meus filhos, muito.


domingo, 16 de agosto de 2009

Homenagem



Queria apenas deixar a minha homenagem aos dois maiores actores portugueses - Eunice Munoz e Ruy de Carvalho -, antes que façam companhia ao Raul Solnado. São os nossos Sean Penn, Jodie Foster, Anthony Hopkins, Meryl Streep ou Jack Nicholson. São nossos e são grandes, enormes na arte da representação. Para que pessoas desta dimensão não sejam apenas recordadas e valorizadas após a sua morte.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Nemo

Em homenagem aos meus filhos que quando fomos ao sea life só queriam ver o nemo.

w Click to Mix and Solve

Puzzle

Ando numa de puzzles. Por isso, para quem quiser, aqui fica um, do amigo Polar Azul.

Click to Mix and Solve

Sobre números privados


Decidi deixar de atender números privados. Isso de esconder a identidade é uma grande treta, e ninguém me obriga a atender pessoas que não se querem dar a conhecer. Não atendo e não atendo. Por isso vão telefonar para outro lado que não os atendo.

Diferente


A propósito de defeitos e qualidades. Confesso que não gosto de catalogar as coisas dessa forma, comos se apenas houvesse o bom e o mau. E então o assim-assim, o cinzento, como é ? Fica onde ? Por isso prefiro falar em características. Parece-me mais adequado, menos subjectivo, mais abrangente. É como dizer que algo é feio ou bonito, prefiro simplesmente dizer que é diferente. Classificar é sempre um risco, é como usar um poder que não nos foi conferido por ninguém. Enfim, é tudo uma questão de terminologia.

Sobre comentários


Todos nós que andamos na net, e que escrevemos em blogs abertos, estamos sujeitos a ser objecto de comentários sem sentido, inutéis e ofensivos até, como tenho lido em muitos lados. Como tudo na vida, isto dos blogs também tem um custo, e esse é um deles - ouvir barbaridades. Nunca me tinha acontecido até outro dia (ver meu post "Vale lá alguém que usa cérebro"). Fiquei parvo, pois parece que a pessoa em causa tinha lido um texto diferente do que eu efectivamente escrevi. Ou então não me sei expressar devidamente. Seja como for, discordar é normal, o que não é normal é roçar a falta de educação, isso não é normal nem sequer salutar. Mas enfim, as palavras ficam com quem as escreve. Não deixa contudo de merecer o meu reparo. Ainda bem que nem todos gostamos do amarelo, e alguém gosta também do cor de laranja, mas alguns parecem apenas apreciar frutos azedos. Viva a diversidade humana.

Selinho fresco

Recebi este selinho. Pois meu caro, obrigado pelo mesmo. Fresco como o tempo exige. Aqui vai o blog que me indicou: http://palavrasalteadas.blogspot.com/ (cumprida a primeira regra).
Seguem os 8 blogs que indico com frescura (2 regra):
os quais avisarei (regra três).
Obrigado Carlos TGC.
Abraço.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Top 10 de séries


O meu top ten:
1. Sherlock Homes (com o magnífico actor Jeremy Brett) - para mim a melhor de sempre;
2. Archie bunker;
3. Allô, Allô;
4. Barco do amor;
5. Cheers - aquele bar;
6. Modelo e detective;
7. No fim do mundo;
8. Ficheiros secretos;
9. Anatomia de Grey;
10.Fame.

Qual o vosso Top 10 ?

Neve



Sou fascinado por neve. Daquela bem branca e fria, que nos gela os ossos e que torna até o inferno mais angelical. Daquela que cobre o horizonte, que nos cega a alma e nos corta a respiração. Adoro ver paisagens cheias de neve, daquelas a perder de vista. Para mim a neve tem o mesmo sabor e encantamento que o sol. Mexe comigo, deixa-me diferente. Adoro ver alpinistas a subir ao cume das montanhas mais altas da terra, seja em reportagens (no canal odisseia), seja no cinema. Porque a neve tem algo de mágico, de encantador. Deêm-me um pouco de neve e faço uma festa. Estranhamente nunca fiz nenhumas férias na neve. Excluindo os dois dias que o ano passado passei na serra da estrela. Acho que foi das alturas que mais neve vi. Adorei tomar banho na piscina, olhar pelo vidro e ver neve por todo o lado. Mas não foi mais do que um par de dias. E nem esqui pratiquei. Nunca tive férias (férias tem de ser no mínimo 8 dias) brancas a sério, numa cabana de madeira, com meias grossas, um gorro a tapar-me as orelhas e uma caneca de chocolate entre as mãos. Claro que isso está mais que a tempo de mudar. Seja como for, adoro neve. O glaciar perito moreno que me aguarde, que um dia destes irei lá. Isto se na altura ainda existir.

Oh Brad !!


É lá cada uma. Então não é que o Brad Pitt admitiu recentemente numa entrevista à “Parade Magazine” que teve de se afastar de Hollywood para se libertar da dependência de drogas. “Gostava de fumar erva e tornei-me numa pessoa introvertida”, confessou Pitt. “Depois, comecei a aborrecer-me e decidi deixar tudo o que lá tinha, e fi-lo”, acrescentou ainda. Pois é, parece que mesmo as beldades têm os seus momentos maus. Se calhar é por isso que está bem conservado. Se com ele foi assim, imagino com a sua actual companheira, a Angeline Jolie. Conclusão: a erva torna-nos mais bonitos e atraentes aos olhos do sexo oposto.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vá lá alguém que usa o cérebro


O Nuno Gomes disse hoje "ainda não ganhamos nada". Olha quem diria ? Eu que pensei que o Benfica já tinha ganho o campeonato, a taça de portugal e a liga dos campeões (ups, parece que não participam) da época 2009/2010. Não há direito. Andam a enganar os sócios, seus grandes malandros. O Nuno Gomes devia era ver-lhe instaurado um processo disciplinar por desanimar 10 milhões de portugueses (segundo o último census, apenas existem um portista e um sportinguista em Portugal, sendo todos os restantes vermelhos). Agora a sério, este ano é que é. Este ano o benfica até vai comer a relva dos estádios em Portugal. Tenham medo, tenham muito medo, porque o benfica anda à solta. Tenham juízo. Joguem primeiro e falem depois.

P.S. - Desculpem meninas, mas foi mais forte que eu.

Dura mais que as pilhas duracell


Deus me salve (se não estiver demasiado ocupado) se estou a ser injusto e insensível, mas isto do caso Madie (agora detectives privados contratados pelos MacCann procuram uma mulher com sotaque australiano), para além de cheirar mal desde o início, dura mais que o coelhinho da Duracell. E olhem que o coelho durava que se fartava. Claro que se lamenta todo este caso, sobretudo se os pais nada tiverem a ver com o desaparecimento da filha. Inocentes ou culpados, que aparentemente lutam para recuperar a filha, aí isso lutam. E não volto a falar deste assunto, porque senão o coelho ainda me leva ao colo.

Laurindinha

Sou estranhamente apaixonado por esta música.Para mim uma das músicas mais bonitas de todos os tempos.

Se essa rua fosse minha



(Versão original desta linda música popular)
Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar

Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração

Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te quero bem

Volta a Portugal em bicicleta



Começou a volta a Portugal em bicicleta. Acho sempre muita piada ouvir as notícias sobre este evento desportivo, sobretudo quando os corredores fazem a prova da senhora da graça, uma das etapas mais difíceis. Não é que ligue grande coisa à modalidade, mas Agosto não seria igual sem isto. Além do mais, acho notável o esforço físico que os corredores fazem, km após km. Basta olhar para as suas caras de dor, para o sofrimento estampado no corpo. Tenho, todavia, para mim que este desporto tem vindo a perder adeptos, tem vindo a perder interesse. É uma ideia que tenho, sobretudo num país de futebol como é o nosso. Força rapazes, vamos lá a conquistar a camisola amarela (alguém sabe o porquê da cor ser amarela?).

Notícia diferente



"Um homem natural de Granada dirigiu-se aos serviços de defesa ao consumidor da cidade espanhola para denunciar uma prostituta. Alegadamente, a profissional não o tinha deixado satisfeito.Segundo o cliente, a prostituta não mereceu os 160 euros que cobrou, depois de um acordo entre os dois. O caso não ficou resolvido porque a mulher não se apresentou numa reunião com as duas partes." (fonte: site do jornal i)
Digam lá que o homem não tem direito a reclamar. Claro que tem, afinal é um serviço como outro qualquer, e ainda por cima por um valor considerável. Como dizia o Mário Soares, é o direito à indignação.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ryanair parte II



A Ryanair anunciou o seu primeiro voo doméstico em Portugal, que ligará o Porto a Faro, quatro vezes por semana, a partir de 26 de Outubro.Os voos irão ocorrer às segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos. No total, a Ryanair passará a operar 21 rotas no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, onde haverá uma base da companhia. Ainda bem, mais uma rota alternativa por um custo baixo.

Calor do norte



Não sei que raio se passa com o calor este verão no norte de Portugal. 22, 24 graus e é um pau. Que grande treta. Parece que estamos na primavera. Ir à praia só de vez em quando e com sorte. Ainda hoje o tempo só levantou da parte da tarde e para amanhã parece que vai ser igual. Enquanto isso Lisboa e Setúbal apresentam temperaturas de cerca de 28 a 30 graus. Parece um raio de um país completamente diferente e apenas medeiam cerca de 300 km entre essas cidades e a invicta. Uma das coisas boas que essas cidades têm é de facto o tempo. Já agora, alguém percebe alguma coisa que as meninas da metereologia dizem, para além das temperaturas e se vai chover ou não ? Que saudades daquela menina que apresentava o nuticias.

Portugal e os portugueses


Gosto:
- da música portuguesa;
- do nosso clima;
- do nosso mar;
- das nossas praias;
- da nossa capacidade para desenrascar;
- da nossa hospitalidade;
- dos feriados nacionais;
- do nosso bom povo;
- das nossas riquezas naturais, por exemplo: o gerês e os açores;
- do nosso mês de Agosto;
- do bacalhau;
- da sardinha assada e da comida nacional em geral;
- a nossa loucura pelas novas tecnologias,
- do regresso dos nosso emigrantes;
- da nossa proximidade com o Brasil e os PALOP e,
de tanta outra coisa que não me lembro.

Detesto:
- o país dos shoppings em que nos transformamos;
- a nossa miserável economia;
- os fracos políticos que temos;
- a nossa dependência face ao exterior;
- a nossa posição geográfica na extremidade do continente europeu;
- o bigode luso, cada vez mais em desuso;
- as cores da nossa bandeira;
- a temperatura da água do mar no norte;
- o preço do imobiliário nas grandes cidades;
- o abandono dos centros das cidades;
- a excessiva centralização na capital;
- não sermos mais alegres; e,
- andarmos sempre a adiar tudo.

Música Portuguesa


Cada vez gosto mais da música portuguesa. Porque cada vez surgem mais grupos, com novas sonoridades, com trabalhos inovadores. Porque a música portuguesa está melhor e recomenda-se, tal e qual a comida lusa. Até o fado parece mais bonito, na voz e na imaginação dos novos grupos entretanto surgidos. Chama-se modernidade. Para que não digam que só estamos bem a dizer mal do nosso país, aqui está uma coisa positiva. Se tiverem sugestões de novas músicas tugas, digam. O que é nacional é definitivamente bom.

O J.


O J. . Não tenho escrito muito sobre ele. Aliás, confesso que não lhe dou a mesma atenção que aos irmãos. Se calhar, por ser o terceiro, se calhar porque quando sai de casa ainda não tinha um ano. Se calhar por isso e por mais alguma coisa. Mas ele é um doce de criança. Sempre bem disposto, sempre a rir-se, a agarrar a minha perna, a chamar por mim, a correr e a saltar. É tal e qual a mãe - de bem com a vida. E sabe sempre marcar presença, exigir, reivindicar. Não se contenta com pouco, quer sempre mais, tal e qual a mãe. Poderia perder-se no meio dos irmãos, mas não, faz mais barulho que os outros dois juntos. E que bonito é vê-lo a dançar e a correr com os braços encolhidos, com aqueles lindos dentes de leite. E de vez em quando é vê-lo a tentar desaparecer sozinho, como se não tivesse de dar satisfações a ninguém, como se fosse um adulto. Como quem diz, venho já, vou só dar uma volta. Danado de puto.

Klepht - Antes e depois

Os skates e eles

Isto de andar de skate tem de ser com classe e protegidos até ao osso. Por isso, cá estão eles, como se fossem uns profissionais. Era melhor se gostassem antes de jogar berlinde. Mas é assim, gostam de desportos radicais.

Excursão a Fátima


Ontem fomos ao santuário de Fátima, todos em excursão. Foi bonito, cansativo, mas bonito. Estar com os meus filhos faz-me sentir melhor, faz-me sentir inteiro, faz-me sentir uma pessoa mais rica. Mas que se tem de ter paciência, isso tem e muita. Não porque sejam crianças difíceis, porque não são, mas porque são três e com idades muitas próximas. Seja como for, valem e valerão sempre a pena. Ficaram todos contentes, adoraram ver o Jesus, a Maria (são uns religiosos, sobretudo o P. que até chora para entrar na ingreja) e fazer o pic-nic. A minha cunhada A. tem sido incansável para eles. E cá vou eu tentando ser o melhor pai possível.

Nota final1: estranhamente não senti a paz que constumo sentir quando piso a praça do santuário de Fátima. talvez porque isso exiga desde logo que primeiro se esteja em paz consigo próprio.
Nota final2: É incrível a dimensão e a grandiosidade da nova igreja de Fátima. Moderna, gigante, com cadeiras a perder de vista e pormaiores muito ricos (exemplo: a porta de entrada e o painel dourado). Não deixa, todavia, de ser uma obra controversa. Por mim, está aprovadíssima.

Embora doa

sábado, 1 de agosto de 2009

Mulheres e os blogues


O mundo dos blogues, pelo menos o que eu conheço, é uma espécie de monopólio das mulheres. Por cada vinte, ou mais, blogues de mulheres deve haver um blogue masculino. E porquê ? Primeiramente, porque a população de mulheres no mundo é maior do que a dos homens. Depois, porque as mulheres são mais inovadoras, mais criativas e isto de ter um blog exige uma criatividade constante. Para além disso, as mulheres sentem uma grande necessidade de ir mais além, não tendo qualquer problema em partilhar os seus sentimentos, as suas experiências. Para o homem pensar em duas coisas ao mesmo tempo é um martírio, é anti-natural, para a mulher, pelo contrário, é algo normal, é como a cor da sua pele. A mulher é um ser que gosta de evoluir, que está em constante transformação para melhor. Por isso, adoro ler blogues de mulheres, por isso adoro testemunhar os seus pensamentos. Ainda bem que no meu mundo existem mais blogs femininos que masculinos, senão seria uma treta. Eu, confesso em surdina, que às vezes sinto-me uma delas (mas não digam a ninguém, sobretudo depois de eu ter colocado um post com duas músicas gays).

Férias


Pois é, chegou o mês de férias dos portugueses por excelência. Por isso, vão para onde forem, quero desejar-vos boas férias. Sejam elas na praia, na montanha, no rio, na esplanada, no mar ou na lua. Boas férias e aproveitem. Partilhem gargalhadas mas também saboreiem o silêncio, a paz.

Baby blogues


Artigo sobre os blogues das mamãs, escrito por Kátia Catulo (segundo ela, estes blogues são mais que as mães e servem para tudo), publicado hoje, no site do Jornal I. Cá vai:
"Ricardo descobriu mais uma palavra para juntar ao seu vocabulário: "especialmente" surge em todas as frases, em qualquer altura e com as sílabas bem soletradas. Sara largou a chucha, quer comer sozinha e diz a torto e a direito que já é "crescida". Beatriz tem uma resposta sempre pronta na hora de a convencer a fazer os trabalhos da escola, desligar a televisão ou ir para a cama. Todos os dias há novas traquinices de miúdos para conhecer. Dores de dentes, arrotos, birras ou cocós na fralda estão registados nos baby-blogues. São como bonecas russas. Dentro de um está outro, e dentro do outro está sempre mais um.Os blogues de família têm mais usos do que um canivete suíço. Servem de diários terapêuticos, intercâmbios de experiências, álbuns de recordações. Todas as noites há dezenas e dezenas de mamãs (e uns quantos papás) que se sentam frente ao computador e teclam desabafos, proezas dos filhos ou ansiedades de gravidez.São as heranças digitais que os adultos querem deixar aos seus descendentes. "Uma espécie de livro" que Flora Rodrigues começou a escrever há três anos para a Bárbara e a que chamou de "Crónicas de Uma Mãe Atrapalhada". Ou "um álbum de fotografias, mas feito de palavras" que João Sá construiu no Belogue dos Meus Filhos, um projecto de longo prazo: "Daqui a duas ou três décadas (partindo do princípio de que ainda se lerá) talvez eles achem piada ?reouvirem--se? pelas palavras, já que no caso dos diálogos transcrevo-os linearmente."Só que, na maioria dos casos, os blogues das mamãs e dos papás acabaram por ser mais do que um arquivo de memórias. Mães de qualquer ponto do país trocam experiências e descobrem que as angústias da maternidade não se restringem a uma só casa: "Ao ler os outros blogues de famílias fico mais descansada ao saber que as birras não acontecem só com as minhas filhas", confidencia Carla Silva, que prefere não divulgar o seu baby-blogue para proteger a sua intimidade.E há até os que encontraram no seu blogue formas de fazer psicanálise sem ter de pagar fortunas por cada consulta: "Sou melhor mãe ao escrever e descrever a minha experiência porque quando escrevo, auto-analiso-me e aprendo muito sobre mim e sobre os meus filhos", conta Rita Quintela, autora do blogue Mãe Galinha. É o efeito mais instantâneo que um baby-blogue pode ter sobre os pais, mas há também uma segunda etapa que, mais tarde ou mais cedo, acaba por chegar: "Ao fim de algum tempo de trocas de experiências mútuas, começamos a sentir necessidade de conhecermos quem está do outro lado", conta Flora Rodrigues. E assim nascem novas amizades para partilhar aniversários, férias ou jantares de família: "Alguns dos meus melhores amigos são aqueles que conheci pelo facto de escrever no blogue", diz a Rita Quintela. Posts sobre as travessuras dos filhos é sobretudo um vício de mulheres. Encontrar um papá autor de um baby-blogue é uma tarefa complicada. Em cada dez ou 15, há um ou dois que são escritos no masculino. João Sá é uma das aves raras, mas não será por isso que julga ser "um homem em território de mulheres". Pelo contrário, os comentários aos seus posts - que são tanto deles como delas - fazem-no sentir que pertence ao clube. "O facto de me limitar a ser o fiel escrivão daquilo que os meus filhos dizem, retira a carga sexual do meu blogue", explica o autor do Belogue dos Meus Filhos.O certo é que são as mulheres a dominar este universo feito de fraldas, chupetas e outros caprichos. Teorias para isso há muitas. O velho lugar-comum de que eles têm medo de expor os sentimentos e elas serem mais comunicativas é o mais popular entre as mamãs. "Penso que, para os homens, a família constitui uma entidade mais fechada, sobre a sua protecção, e cuja intimidade não convém mostrar por aí", diz Rita Quintela.Homem ou mulher faz pouca diferença na hora de teclar no seu blogue. Escrevem quase todos os dias e, quando isso não acontece, sentem a falta de qualquer coisa. Roubam tempo ao tempo, usam as madrugadas, os fins-de-semana, as férias, ou os intervalos em que os miúdos estão a dormir. Mesmo quando têm quatro filhos para cuidar, "arranjam" uns minutos para blogar. "É uma necessidade", diz Rita Quintela.Se pudessem dedicavam ainda mais horas ao seu blogue. Mas para isso precisam de matéria-prima. A quantidade e qualidade do material que é seleccionado para um baby-blogue não surge apenas da boa vontade ou do empenho dos educadores, mas principalmente da criatividade dos mais novos: "Eu funciono só como uma espécie de editor, decido o que se publica e o que fica de fora", esclarece João Sá. Não há portanto regras, conta o autor do Belogue dos Meus Filhos. Tudo depende daquilo que vai acontecer no momento seguinte: "De repente, um instante, uma conversa, uma resposta, uma pergunta, uma perplexidade, um riso gera-me a vontade de registar esse momento." E surge um post. ".
Achei que devia partilhar este texto com vocês.