segunda-feira, 29 de junho de 2009

Desafio


Pois é. Noutro dia ao ler o meu blog tive uma boa surpresa. Não é que a nossa querida autora do blog http://www.umamansardaemlisboa.blogspot.com/ teve a amabilidade de me nomear num desafio. Pois, minha querida, eu aceito o desafio com agrado e espero respeitar as regras definidas. Antes demais, queria publicamente dizer que é sempre um gosto ler o teu blog, porque o mesmo encarna uma vida cheia, uma vida sábia, uma vida diferente. Mas, voltando ao desafio, cujas regras são as seguintes: a) referir o blogue da pessoa que lhe ofereceu o Selo b) nomear 7 blogues, fazendo os respectivos links para eles C) indicar 7 Dicas de Beleza.
Cá vai:
a) regra cumprida acima;
b)http://www.barrigacheiadefelicidade@blogspot.com/;http://banitos.blogspot.com/; http://crescebarriguitacresce.blogspot.com; http://destrambelhicesdasolita.blogspot.com/; http://panodochao.blogspot.com/;http://mae-aocubo.blogspot.com/; http://sobretisobrenos.blogspot.com/
c) cuidar do cabelo, o que no meu caso implica cortá-lo semanalmente; depilar as sobrancelhas, o peito e as axilas; colocar creme hidratante no corpo depois de cada banho; desfazer a barba e aplicar um bom creme após; pôr creme à volta dos olhos, fazer exercício físico e manter a linha. Pareço uma mulher a pensar.
Prémio ao lado.
Cá está, querida Marinha. Desculpa o atraso na resposta, mas estou de férias na tunisia.
Beijocas.

sábado, 27 de junho de 2009

Gracias, muchacha



Queria te dizer obrigado por tudo. Sei que, independentemente do ocorrido, poderei sempre contar contigo, como tu poderás sempre, mas sempre, contar comigo. Isso jamais mudará. Bom fim de semana. May the force be with you, always.

Férias a caminho


Daqui a uns dias vou de férias. Que bem que me vai saber. Vou para a Tunísia com os míudos, a S., as minhas ainda sogra e cunhada. É certo que preferia ir para a República Dominicana, mas a Tunísia já não é nada mau. Preço/qualidade parece-me um bom destino. O Certo é que estive lá o ano passado e gostei imenso. De tal forma que então decidiu-se que era um sítio a repetir, inclusivé o Hotel. Confesso que, por norma, o que menos gosto nos países árabes são os respectivos povos. Isso já aconteceu no Egipto e repetiu-se na Tunísia. Mas os Egipcios ainda são piores que os tunísinos. Que me perdoem esses povos, mas é como eu penso. Mas é como tudo, se calhar eles também não gostam de nós. A verdade é que, em geral, são descarados, "bons" negociantes/artistas e desconfiados, em suma, pessoas pouco merecedoras de confiança. Apesar de se poder dizer que a Tunísia, e consequentemente o seu povo, até está muito ocidentalizada. Enfim, culturas diferentes, mas com um clima fantástico. Sei que vai valer a pena. Apenas espero não abrir a cabeça e ter de ser suturado, a sangue frio, por um médico tunisino na varanda do Hotel, como aconteceu o ano passado. Isso espero que não se repita.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson - The end

Ontem estava eu no youtube a ver alguns videos de músicas, até que cheguei a alguns videos do Michael Jackson. Não sei porquê, mas lembrei-me dele. Vi então este video, uma das suas últimas aparições, a promover a nova tourné (50 concertos só em Londres). Achei que estava branco como a cal, que parecia um ET, uma espécie de um OTNI (objecto terrestre não identificado). Mal sabia eu que passado umas horas era anunciada a sua morte. Fiquei chocado, tal como fiquei com a morte de Ayrton de Senna. Mas as estrelas também caem, também perdem o brilho. E esta era uma estrela muito especial, controversa, com uma vida especial, com uma forma única de ver e viver a vida. Uma estrela que nunca aceitou a sua cor, as suas origens. Dizem que ajudou à aceitação social dos negros, antes de Obama, antes de Oprah. Seja como for, marcou uma era, com músicas e videos incríveis, sem falar nos escândalos em que participou. Seja como for, negro ou branco, o homem era único. Ninguém jamais esquecerá os seus passos de dança, as suas excentricidades, o menino grande que era. Mas a verdade é que no fim, somos todos iguais, somos todos humanos, seja aqui, seja na terra do nunca. E assim morreu o Rei da música pop. Long live the king.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Farrah Fawcett


A Farrah Fawcett morreu. Os anjos e as mulheres bonitas também morrem, também tombam. Tal como os comuns mortais. Ficam as imagens e as recordações de uma diva. Até sempre, senhora dos cabelos dourados.

Wild boys - Duran Duran

Impossível de esquecer.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

S. João



Ontem fez-se a festa de S. João aqui na rua, com alguns vizinhos, respectivas familias e amigos. Julgo que eramos mais de 120 pessoas, dividas por cerca de 15 mesas. Foi muito bom, de ver e viver. Todos juntos, na conversa, a comer, a assar sardinhas, a beber, a lançar balões e foguetes. As árvores foram enfeitadas com balões de papel de várias cores, fitas e até luzes houve a iluminar as mesas que se encontravam numa extremidade da rua. Não faltaram os Mangericos e os martelos, o caldo verde, o pimento e a tão afamada sardinha assada. Criançada (incluindo o P., o M e o J.) por todo o lado, a brincar, a saltar. Até música alusiva ao dito Santo houve. De facto, as coisas com vida têm outro sabor. Parabéns A. pela iniciativa. Para o ano cá estaremos para mais.

O corpo humano e os médicos


O corpo humano devia ser uma máquina perfeita, daquelas que só precisa de ir à revisão de vez em quando, e mais nada. Mudar o óleo, meter gasolina, fazer umas afinações e pouco mais. Uma espécie de Austin Martin. Mas não é e é uma pena que não seja. É algo muito mais complexo, demais até, sobretudo para os leigos que tentam perceber algo da matéria. Por isso, admiro cada vez mais os médicos (os bons médicos, claro está) e a medicina. Alegra-me constatar os sucessivos avanços da medicina. Dá-me mais tranquilidade e esperança no futuro. A profissão de médico é provavelmente a mais importante do mundo. Porque lida com uma máquina muito complexa, porque cada ser humano é diferente, porque nem sempre o que parece é, porque a nossa vida depende deles. Porque mais tarde ou mais cedo, todos precisamos deles. São os nossos mecânicos. Não que as outras profissões não sejam importantes, porque são, mas lidar com a vida é algo mais além. E, acreditem, damos ainda mais valor a esses profissionais quando detectamos algo de errado no nosso corpo. Por isso, meus amigos, vivam e celebrem a vida. Claro que todos passamos por períodos menos bons, mas lembrem-se, estamos aqui apenas de passagem.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Burca


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, criticou o uso da burca pelas mulheres muçulmanas, insistindo que a vestimenta representa uma "humilhação" para as mulheres e que o hábito não será benvindo no seu país. Alegou ainda que o uso da burca não tem a ver com religião, mas como a liberdade e a dignidade das mulheres. Segundo Sarkozy, a burca é "um sinal de subserviência, um sinal de humilhação" e "não será benvindo no território da República Francesa". Da minha parte entendo que não é apenas a burca, mas toda a atitude da sociedade muçulmana em relação à mulher. É certo que a burca é um símbolo da marginalização a que a mulher está sujeita. Digam de vossa justiça.

Gritar


Há momentos na vida em que apenas nos apetece gritar. A mim apetece-me agora. Gritar para o ar. Porque alivia, deixa-nos mais soltos. Por isso, aqui vai. UAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acontece


Já alguém parou para pensar que as coisas não acontecem só aos outros. Que aquilo que criticamos aos outros também acontecem a nós. Que todos temos telhados de vidros. Pois é, é mesmo assim. Para além do mais, a vida não se divide em apenas duas cores - o preto e o branco. Não existem só cowboys bons, nem só indíos maus. Mais, nem tudo o que parece é. Se calhar é bom parar para pensar. Ao menos que tudo isto sirva de lição para quem precisa dela, e como exemplo para todos os outros. Porque quando menos se espera as coisas acontecem. Com as doenças é a mesma coisa.

Palavras de quem não sabe


Pois sim, há uma coisa que gostaria de deixar claro. Nunca, mas nunca abandonei os meus filhos. Não há um dia que passe que não pense neles, juro que não. Lembro-me deles a todos os instantes, por mil e um motivos. Fazem parte de mim. E digo-o não por dizer, mas porque o sinto. Claro que todos os dias lamento por eles, pois gostava que tudo tivesse sido diferente. Mas não foi. Foi como foi. Agora, há que ir em frente. Por isso, vejo-os quase todos os dias, pelo menos quando cá estou e faço-o com alegria e com todo o amor. Tenho uma paciência que desconhecia e luto, luto por eles e por nós, para estarmos juntos. Se necessitarem de qualquer coisa, estou e estarei sempre aqui. Nunca lhes negarei nada que não negasse em situações normais. Sou o mesmo pai que tinham, se calhar até melhor. Estarei sempre presente na vida deles, porque como tenho dito, não tenciono ir a lado nenhum, não quero estar longe dos meus filhos. Tento fazer tudo para que saibam que continuo a ser o pai deles e continuarei a ser, para sempre, porque nada nem ninguém me há-de afastar deles. São meus filhos e eu amo-os de paixão. Odeio que ponham isso em causa, que se digam barbaridades, que julguem o que desconhecem. Claro que agora é mais difícil para todos, mas estou aqui, de braços e coração abertos para eles. Por isso, a quem diz e/ou pensa que os abandonei, deixem-se de merdas, pois estão estupidamente enganados. Além do mais, isto não é o fim de nada, mas o começo de uma nova vida, de uma nova forma de estar, com o mesmo amor de sempre, se calhar até mais.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pessoas e pessoas


O dia tem 24 horas. Pois tem. Dizem que sim, dizem que tem. Só que eu acho que não tem as mesmas horas para todos. Ou então há horas que, para algumas pessoas, duram mais do que sessenta minutos. Isto porque há pessoas que num dia têm tempo para tudo, fazem imensa coisa, vivem e fazem viver os outros. Como se tivessem mil braços. Como se não houvesse limites nem amanhã. Pessoas vocacionadas para viver, para respirar. É vê-las a correr de um lado para o outro, a criar, a falar sem parar, eufóricas, gratas com a sua vida. Adoro pessoas assim. E depois há as outras que vivem paradas, sem fogo, sem força, que passam pela vida em surdina, caladas, há espera que ninguém as veja, que ninguém as ouça. Como se tivessem vergonha de estar vivos. É do primeiro tipo de pessoas que precisamos, que Portugal precisa.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Táxi

Para ti, pessoa especial.

Pessoas especiais


Há pessoas que é sempre bom rever, que é bom saber que existem, que é bom saber que continuam bem, apesar de tudo. Que resistem, porque são eternas lutadoras, porque nasceram para vencer, porque são uma dávida dos Deuses, porque são mais. Sem elas o mundo seria mais pobre. A sua falta seria uma perda irreparável. Essas pessoas nunca, mas nunca, deixarão de ser especiais, de ter uma aura única, inatingível. E nós, simples mortais, apenas podemos agradecer por um dia termos tido o privilégio de ter conhecido uma dessas pessoas. Pessoas assim deviam ter o dom da imortalidade, porque a morte não lhes merece, não lhe merece de todo. Mas ao menos são eternas aos nossos olhos, no nosso coração. Ficam lá para sempre, até ao último suspiro. É assim, existem mesmo pessoas especiais.

Hoteis cápsula

Conhecem os hotéis cápsula no Japão ? Eu sinceramente não conhecia. Chamem-me ignorante, mas não conhecia. E também não perdi nada. Não é que aqueles doidos têm hotéis em que as pessoas dormem numa espécie de caixão com lençóis e televisão. Como é que alguém pode lá dormir. Acho que não conseguia. E ainda por cima a pagar. O mundo está mesmo prestes a explodir. Mas enfim, parece que o porco a andar de bicicleta já passou por mim e eu não o vi.

Sea Life no Porto



Ok não é uma novidade. Os lisboetas que o digam. Não é, mas continua a ser motivo de notícia. Abriu ontem o Sea-life no Porto, o oceanário da Inbicta, carago! Sabe sempre bem ter novidades na nossa cidade. É sempre bom saber que não se para. É sempre gratificante sentir vida, sentir que a nossa cidade respira, que está em acção. Que está sempre a reiventar-se, sejam os projectos de iniciativa privada - como este, de capital inglês - ou pública. Por isso vou lá com os miúdos, se calhar já este fim de semana. Aqui fica mais uma sugestão para aqueles dias de chuva em que damos voltas à cabeça para decidir o que fazer com a miudagem.

TGV



Confesso que já não percebo nada disto. Um dia o TGV é fundamental para Portugal, no dia seguinte já não o é. Num dia é para executar com a máxima brevidade, um dia após é adiado. Assim não dá. Parece-mos baratas tontas. Decidam-se de uma vez. Já parece a novela da porra da localização do novo aeroporto. Eu pessoalmente apenas compreendo o TGV na ligação entre Lisboa e Madrid. No que respeita à ligação entre o Porto e Lisboa, entendo que se deveria melhorar as condições da linha existente, por forma a maximizar o Alfa-Pendular, solução que está longe de estar esgotado. Mas isso sou eu que não percebo nada disto. Isso sou eu que sou um simples cidadão anónimo. Mas vá lá, deixem-se de m#* e decidam-se.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Histórias

A nossa vida é feita de histórias, umas boas outras más. É a história de cada vida. De cada um de nós.

Escolhas

A vida é feita de escolhas, grandes ou pequenas, mas sempre escolhas. E eu sei que esta é a certa, sei mesmo.

Eleições europeias


Já está. As eleições europeias de 2009 já foram. Ficam os resultados: PSD – 31,7 (8 deputados), PS – 26,6 (7 deputados), BE - 10,7 (2/3 deputados), CDU - 10,7 (2 deputados), CDS - 8,4 (2 deputados). Abstenção – 62,5%. Gostaria de destacar aqueles que a meu ver são os perdedores e os vencedores destas eleições europeias. Assim sendo, cá vai:
Vencedores:
Dr. Paulo Rangel – Pela capacidade de oratória, pela campanha positiva e activa que promoveu, muitas vezes sozinho, pelo sangue novo que trouxe à política portuguesa. É uma pena a sua ida para Bruxelas. Quem sabe um futuro líder do PSD.
PSD – Ultrapassou o PS em número de votos, de uma forma vincada. Teve mais 5,1% dos votos que o PS. E fê-lo contra todas as sondagens.
Manuela Ferreira Leite – Desde logo ao escolher o Dr. Paulo Rangel para cabeça de lista. Mais intervenção pública na campanha do PSD não lhe tinha ficado mal.
BE – Surpreendentemente terá elegido três eurodeputados, contra 2 das anteriores eleições europeias. Tornou-se na terceira força política em Portugal, graças ao voto jovem. Não consigo deixar de ranger os dentes só de pensar que este partido de extrema esquerda pode vir a participar no próximo governo de Portugal.
CDS/PP – Vencedor ao contrariar os resultado das sondagens.
Nuno Melo – Mostrou-se um político combatente, um trabalhador nato. Uma mais valia para o futuro político de Portugal e para o CDS/PP.
Perdedores :
Eng. José Sócrates – O primeiro rosto do PS, logo o primeiro perdedor. Recebeu um cartão avermelhado.
Prof. Vital Moreira – O homem das gaffes, do imposto europeu, da confusão das minas, da política rasteira e manhosa, do passado. Uma péssima escolha para cabeça de lista do PS.
PS – Porque deixou de ser o partido mais votado.
CDU – Ultrapassado por um BE inovador, mais jovem. Um partido envelhecido.
CDS/PP – Porque, independentemente do que foi dito acima, deixou de ser a quarta força política.
Empresas de sondagem – Porque falharam redondamente nas sondagens por si realizadas em que atribuíam a vitória ao PS e davam cerca de 2 a 3% ao CDS.
Oposição interna do PSD – Porque, contrariamente ao previsto, a Eng. Manuela Ferreira Leite ganhou este primeiro round.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Beijocas


Não sei se já disse, mas sou um beijoqueiro incurável. Desde petiz que sempre gostei de dar beijos e beijocas, de andar com os lábios ao vento, de saltar de bochecha em bochecha, sobretudo naquelas bochechas mais gorduchas. Sou apaixonado por maças do rosto. Aliás, daí ser grande fã da Manuela Moura Guedes. ah, ah, ah !!! Grande galhofa. Sempre fui assim e continuo igual. Um cavaleiro de beijoca em punho. Por isso aqui vão mil beijocas para as minhas queridas leitoras, as minhas companheiras de noites e dias sem fim, de desabafos e posts muitas vezes inúteis. Para o único homem meu leitor (julgo não ter mais que um), um grande abraço, porque macho que é macho não manda beijos a outro homem. E eu nem sou russo nem grego. Que tenham todos um bom fim de semana.

Earth Water


Pediram-me para divulgar e cá estou eu.
Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade.A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água».Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável. Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.http://earth-water.org/"Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água. Com a criação da Earth Water pretende fazer-se a diferença e melhorar estas estatísticas assustadoras.

Tu


Gosto mesmo muito de te ler. Desde sempre te disse e não me hei-de cansar de te dizer. És a minha escritora favorita. De longe a melhor. Dá gosto ouvir o teu coração, a tua alma, a tua clareza de espiríto. Para ti parece tudo muito claro, muito sim ou sopas, como se não tivesses dúvidas, como se soubesses sempre o que fazer. Claro que não sabes, claro que também erras, claro que ninguém pode ter opinião sobre tudo. Nem tu nem o Marcelo Rebelo de Sousa. Claro que nem sempre tens a força que gostavas de ter. Mas que diabo tu pareces saber sempre do que estás a falar. Pareces ter o conhecimento e a experiência de mil anciões. E as pessoas gostam de ti, gostam de te conhecer. Não que sejas boazinha ou boa menina, não, mas porque te impões por aquilo que és, pelas tuas ideias, por aquilo que sentes e pensas, por ti, pela tua força. És de facto uma grande mulher, se calhar às vezes grande demais.

Matemática



A vida devia ser uma ciência exacta. Devia ser mais como a matemática, uma coisa de fórmulas, em que se inseria os dados e saia um resultado. Já viram como seria mais fácil. Claro que a maioria de nós é péssimo a matemática, mas seja como for teriamos sempre máquinas de calcular para nos ajudar nos cálculos. Mas não, tinham de complicar a coisa, tinham de nos dar emoções e sentimentos para isto ficar mais feio ou, depende do ponto de vista, mais bonito. Dizem que o ser humano é mais bonito porque é complexo. Pois sim, grande treta. Fiquem lá vocês com a complexidade e com a beleza, que eu não as quero para nada. Aliás, vou juntá-las e atirá-las ao mar, ao mar alto. Quero é somar 2 mais 2 e dar quatro, quero multiplicar 4 por 4 e dar dezasseis. E pouco mais. Assim, contas destas, com resultados à prova de qualquer ignorância. Pois é, a vida devia ser um reino da matemática. Mas não. O nosso reino é mais bolos.

Tempo


Dizem que o tempo cura tudo. Pode ser. Pode ser que sim. Mas não creio que aproxime tudo. Muito menos que reponha as coisas no seu lugar. Claro que não. Há coisas que não voltam. Pelo contrário, acho que serve para afastar ainda mais, para tornar tudo ainda mais difícil, ainda mais definitivo. À medida que ele passa o farol vai ficando mais longe e a sua luz vai perdendo força. Como se cada dia que passe seja um passo noutra direcção, noutro caminho. E os dias passam mesmo, sem pedir licença, sem apresentarem requerimento. Têm um descaramento desmedido, os danados. Passam a voar, sobre nós, sobre a nossa cabeça. Às vezes queria que tudo tivesse sido um sonho do qual pudesse acordar, levantar-me e viver a vida como sempre havia vivido - calmamente e com a certeza do futuro. Com vontade de viver o amanhã. Sim, queria ter mais certezas, muito mais, e carregar menos culpa nos ombros, ter menos responsabilidade no meio desta porra. É tão fácil quando apontamos o dedo aos outros. Apontar não custa, é gratuito. Mas, a verdade é que todos os dedos do mundo apontam para mim. Queria que tudo tivesse sido diferente, queria olhar para trás e dizer que tive uma vida impoluta, digna, sem nódoas negras. Pois isso nunca o poderei dizer. Mas a coisa é mesmo assim, não acontece só aos outros, ou melhor, nós também somos os outros.

Preço


Noutro dia escrevi um post sobre este tema, mas resolvi apagá-lo. Hoje vou tentar republicá-lo em parte. Aqui vai:

Recentemente dei por mim a pensar para com os meus botões qual teria sido a coisa mais cara que havia tido na vida. Facilmente cheguei à conclusão que não havia sido uma casa, um carro, um telemóvel XPTO ou a PSP, mas antes ela. Sim, ela foi a "coisa" mais cara que já tive. Sim, sem dúvida. Cara pelo que implicou e pelo que implica, pelo que perdi em contrapartida. Não que ela tenha culpa, porque não tem. A culpa é minha e hei-de sempre assumi-la. Nunca me ouvirão culpar as pedras do caminho. Seja como for há coisas bem "caras", mais do que qualquer diamante retirado do ventre da terra. Mas para ser honesto, não foi só ela, não é só ela, não foi só por causa dela.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Lingerie Football League

Isto sim é que é um desporto, seja nos EUA seja em qualquer outra parte do mundo. Que se lixe o futebol.

Eu sei


Eu sei que sim. Sei que a vida não é forrada a holofotes e palcos brilhantes, a aplausos e gargalhadas, a foguetes e champagne. Que existem bastidores, escadas e escadotes onde tropeçar. Que os vestidos não são todos da mesma cor, que uns são cinzentos e outros negros até. Que nem todas as passadeiras são vermelhas. Que as velas também se apagam e a cera também se espalha pelo chão. Que todas as casas racham. Que nem sempre se faz dia, assim como nem sempre se faz noite. Que as cicatrizes não se apagam, estarão sempre lá, marcadas no ventre. Que a pele do corpo também cede, perdendo o brilho de outrora. Que, por muito que se deseje, nunca nos podemos esconder de nós próprios, da pessoa que somos. Que não há amores, famílias ou vidas perfeitas. Mas existem umas mais perfeitas que outras. Que a vida é mesmo assim, uma mistura de sabores, uma salada de sentimentos e de odores. Que a vida é o dia a dia. E é-o aqui ou acolá, com esta ou aquela. Que não existem férias pagas. Que tudo tem um preço, por vezes até alto demais. Não posso dizer que não sei. Eu sei que sim. Eu sei que tu sabes que eu sei.

Tio Hermano


Finalmente uma boa notícia. O Herman José vai voltar à televisão, mais concretamente à TVI, com um programa de entretenimento - uma espécie de chuva de estrelas. Começa no próximo mês. Confesso que já tenho algumas saudades do Tio Hermano. Claro que a graça não é a mesma de outrora e o tempo também passou por ele, mas este senhor faz parte da história da televisão em Portugal. Se bem que o Carlos Cruz também fazia. Enfim, a verdade é que se o Camilo, com aquela idade e aquela falta de ideias e de humor, continua a estar presente nas nossas televisões, o Herman pode perfeitamente bater o Fernando Pessa em longevidade televisiva. Seja como for, bom regresso e que o humor e a boa disposição estejam sempre contigo, Tio Hermano.

Calvice


Parece que o Tom Cruise está preocupado com a calvice. Pois é, também é humano. É bom saber, que não é só aviões, louras e óculos escuros. Eu, meu amigo, já tenho esse problema desde os meus tenros 23 aninhos. Lá fui tentando atenuar a coisa, mas é como a idade, não há nada a fazer. Dizem que é devido ao excesso de testosterona, essa hormona tão importante para o desempenho sexual. Claro que sim. É porque somos muito homens que ficamos carecas. Claro. E o Obama também vai salvar o mundo. Caro Tom, faz como eu, corta o cabelo pente 1 ou 0, conforme os dias e os apetites. Vais ver, ficas com um ar muito clean. Depois não queres outra coisa (ainda que se quisesse). E se estiveres bronzeado, ainda melhor. Se bem que no teu caso, estou mesmo a ver que vais é optar por um implante capilar, seu traidor.

Siglas


Já repararam na quantidade de partidos e de movimentos políticos/de cidadania que se avista, um pouco por este Portugal, nesta altura de eleições ? Ele é o PSD, o PS, o CDS/PP, o BE, a CDU, o MMS, o MEP (da sempre bem penteada Laurinda Alves), etc. São mais que as mães. A ver bem, são mais que as mães, que os pais, que os filhos e os avós. E todos nossos amigos. Todos a quererem ajudar-nos. Que fofos, que queridos. Então já agora sejam machos e deixem-se dessas porras de diminutivos. Senão a malta ainda fica zonza. O diminutivo que acho mais original é o MMS - Movimento Mérito e Sociedade, para quem não sabe. Que raio de nome. Parece que se vai votar num serviço de telecomunicações. Mas se calhar é mesmo intencional, para que as pessoas não percebam em quem vão votar. Uma coisa é certa, ainda não assisti ao debate das ideias europeias de cada um, sobre o que de facto interessa. Ou a culpa é deles ou é minha. Se calhar fiquei mesmo zonzo com tantas siglas e abreviaturas. Já agora, vai um M&M ?

Caracóis


Pois é. Este fim de semana comi um dos petiscos mais badalados de Lisboa e arredores - caracóis. E devo dizer que fiquei um pouco decepcionado. Pensei que fosse um petisco como mandam as regras, com sabor e tempero quanto baste. A puxar a uma cervejola fresca, pois claro. Mas não. Se calhar não acertei no restaurante da especialidade, mas a fama do mesmo é muita, por isso julgo que a questão será mesmo do petisco. Parece que sabe a sopa. E depois ver os bichos, verduscos, com a cabeça e os corninhos de fora, mete impressão. Parecia que estavam a pedir para não os comer. Coitados. E todos juntos numa travessa ainda piora a coisa. Dava ideia de um massacre. Ou isso ou uma orgia. Imagino se fossem caracoletas. Ainda pior, dado o seu tamanho. Veredicto - não gostei especialmente. E cá continuo sem compreender o porquê da loucura por esses bichanos de corpo estranho. Isto tudo num restaurante que estava cheio de pessoas a deliciarem-se com os ditos caracóis. Era só ver travessas por todo o lado, familias inteiras a comer três e quatro travessas, como se não houvesse amanhã. Se calhar sou mesmo homem de francesinhas e ponto final.